Por ACISJC Em Pesquisas

Pesquisa revela como o consumidor pretende gastar neste Natal

Em parceria com a Fapeti, pesquisa da Associação Comercial indica as opções dos consumidores para este fim de ano

Compras ou dívidas?

O que o consumidor de São José vai fazer com o 13º. salário?

A duas semanas do Natal, pesquisa ACI/Unitau mostra que 32,4 dos consumidores vão usar dinheiro extra para fazer compras

A duas semanas do Natal, os consumidores de São José dos Campos estão divididos entre o que fazer com o 13º. salário: comprar presentes ou saldar dívidas?

Esse é o cenário mostrado na nova rodada de pesquisas feitas pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos em parceria com a Universidade de Taubaté, por intermédio da Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação). O levantamento foi feito entre os dias 3 e 10 de dezembro. Foram entrevistados 259 consumidores em pontos de grande movimento do comércio da cidade: Calçadão da Rua 7, Rua 15 e nos shoppings CenterVale e Vale Sul. A margem de erro do levantamento é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A segunda parcela do 13º. salário deve ser paga até 20 de dezembro.

Os números da pesquisa ACI/Unitau mostram que 32,4% dos consumidores vão usar o 13º para comprar presentes de Natal, enquanto 30,7% vão usar o dinheiro extra para saldar dívidas. Os dados trazem ainda duas informações relevantes sobre o vaivém da economia em 2018: primeira, em relação ao ano passado, a necessidade de pagar dívidas caiu 7 pontos percentuais, o que mostra uma retomada do poder de compra do consumidor; segunda, em razão do desemprego, 10,2% dos entrevistados declararam que não recebem 13º. salário.

-- Os números da pesquisa ACI/Unitau são bem realistas sobre o momento da economia brasileira. Há sinais claros de otimismo com o Natal, quando esperamos uma alta de 5% nas vendas, o que é bastante expressivo, mas ainda existem alguns resíduos da crise dos últimos anos. Em resumo, teremos o melhor Natal dos últimos anos no comércio da cidade, mas ainda sofrendo ecos da crise – disse Humberto Dutra, presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos.

No lado positivo, o valor do tíquete médio de compras subiu: 33,9% dos consumidores planejam gastar de R$ 100,1 a R$ 200 com presentes, com 79,7% deles optando pelo pagamento à vista. Na forma de pagamento, a preferência dos consumidores é pelo pagamento em dinheiro (55,4%) ou cartão de débito (22,1%), contra 18,6% que vão pagar em cartão de crédito. E pesquisar preços ainda é a receita de uma boa compra para 62,9% dos entrevistados.

E o que os consumidores vão comprar? Pelo levantamento, roupas são a preferência (51,5%), seguidas por brinquedos (16,9%) e calçados (11,2%).



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