Releases

Páscoa 2024: ACI prevê crescimento de 14% nas vendas

Este número deve ser alavancado principalmente pelo consumo de bebidas e alimentos, como o bacalhau.

Escrito por ACISJC

26 MAR 2024 - 09H00 (Atualizada em 26 MAR 2024 - 11H35)

À medida que nos aproximamos da Páscoa, é natural que o pensamento dos brasileiros se volte para o tão sonhado ovo de chocolate e, logo depois, para o peixe que será preparado na Sexta-Feira Santa. São tradições que já fazem parte da cultura das famílias, que compõem um período repleto de simbologias e de afetividade.

A respeito disso, a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI-SJC) aponta otimismo com as perspectivas comerciais deste ano, prevendo um crescimento de até 15% em artigos alimentícios relacionados à data. Um deles é o insubstituível chocolate. Mesmo com o aumento dos preços deste doce (3,8% em relação ao ano anterior), os consumidores pretendem manter a tradição e devem garantir que o feriado não passe sem ele.

Sidiney Godoy, Presidente da ACI, comenta sobre a importância do chocolate, em especial o que vem em formato de ovo, para as famílias ao redor do mundo:

“Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida, que marca o renascimento de Jesus. Para as crianças, que ainda não entendem completamente o significado religioso, é um momento cheio de alegria e de construção de boas memórias. É, de fato, uma data muito especial.”

Mas nem só de doces é feita a Páscoa. Na semana que a antecede acontece a Semana Santa e, como parte da tradição, a sexta é reservada para o consumo de peixes.

Sobre o assunto, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) adianta que haverá um possível aumento no consumo desse tipo de alimento e também do de bebidas, colocando o peixe congelado (+13,9%) e o bacalhau (+12,9%) como duas das principais possibilidades para irem à mesa do brasileiro nesta sexta-feira. O azeite, item que ajuda a compor o prato e, por isso, bastante utilizado nesta ocasião, vem como o principal “causador” do aumento do ticket médio nesse almoço (24,7% ante o registrado no ano anterior).

Observando a trajetória recente, com o país experimentando melhorias nos indicadores de emprego e renda, a ACI-SJC volta a destacar perspectivas positivas de vendas para o comércio da cidade durante o feriado. Esses dados refletem não apenas o fortalecimento do mercado, mas também o papel essencial que as tradições desempenham na dinâmica econômica, impulsionando as vendas de produtos específicos em adequada sintonia com a cultura nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.