Noticias

Café com Empresários: Guaraci Lima de Morais compartilha chaves para o sucesso empresarial

Escrito por ACISJC

21 FEV 2024 - 10H00 (Atualizada em 23 FEV 2024 - 11H19)

O Café com Empresários, realizado na última quarta (21 de fevereiro), foi protagonizado pelo professor e economista Guaraci Lima de Morais. Com uma abordagem acessível e linguagem de fácil compreensão, a palestra do professor cativou a plateia, proporcionando reflexões cruciais para o sucesso nos negócios.

Trazendo experiências profissionais como gestor, professor, comentarista econômico e, atualmente, como coordenador da Pós-Graduação em Logística e do Núcleo de Estudos Socioeconômicos Aplicados da FATEC-SJC, Guaraci utilizou-se de um amplo repertório de erros e acertos, vivido ao longo da carreira, para trazer à plateia ensinamentos prontos para serem adequados à realidade dos empresários ali presentes.

Da contratação de pessoal à definição de metas, a regra, segundo Morais é a mesma: tudo deve passar por um planejamento. Ao estabelecer objetivos e metas claras, as empresas podem direcionar seus esforços de maneira mais eficiente, otimizando recursos e minimizando riscos.

Um desejo comum de quem passa a empreender é “crescer”, “expandir”, sem, contudo, analisar como está o funcionamento das engrenagens de seu negócio antes de aumentar o campo de atuação no mercado. Processos lentos, com atrasos na entrega, retrabalhos, são algumas características que precisam ser observadas e passar por melhorias antes de dar um novo passo.

“Se você tem problemas a serem resolvidos na estrutura da empresa, ao aumentá-la você terá o dobro desses problemas,” endossou o economista. Por isso que, mais eficaz do que focar no crescimento, é “direcionar esforços para reduzir os custos internos, como os retrabalhos”.

Para quem não conseguiu participar desse encontro, estes foram os principais pontos trazidos por nosso especialista:

Planejamento é o Primeiro Passo: Destacou que o planejamento é essencial para o sucesso empresarial, sendo o ponto de partida para alcançar resultados significativos.

Metas de Crescimento: Abordou a cultura brasileira de estabelecer metas, ressaltando a importância de pensar não apenas em crescer, mas também em desenvolver-se. Destacou questões como o retrabalho como oportunidades de melhorar processos internos.

Desenvolvimento Exige Trabalho e Planejamento: Salientou que o desenvolvimento empresarial demanda esforço e uma estratégia bem elaborada.

Palavras-Chave para um Bom Planejamento: Destacou clareza, mensurabilidade e detalhamento como fundamentais para um planejamento eficaz.

Observação da Concorrência: Recomendou a atenção à concorrência como forma de reduzir erros e focar nos acertos do mercado.

Pesquisa de Mercado e Prospecção: Orientou os gestores a realizarem extensa pesquisa de mercado e prospecção antes de tomar qualquer decisão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.