O Vale do Paraíba tem saldo positivo de abertura de novas empresas no primeiro trimestre deste ano, com 1.011 novos negócios. O resultado é fruto de 2.298 aberturas e 1.287 fechamentos, segundo a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).
A média é de 337 empresas abertas por mês, acima da média de 2020, de 312 novos negócios por mês --8.599 aberturas e 4.854 fechamentos, saldo de 3.745.
Em 2019, foram 9.017 aberturas e 5.436 encerramentos, saldo de 3.581 e média de 298 novas empresas por mês, abaixo de 2021 e do ano passado, ambos afetados pela pandemia do coronavírus.
Oficinas para reparação de carros e motos foram os negócios que mais prosperaram neste ano, com 25,8% da abertura de novas empresas. Mas também foram os que mais fecharam, com 41,8% entre os negócios encerrados.
Com saldo positivo, aparecem ainda atividades científicas e técnicas (14,7%), atividades administrativas (10,9%) e negócios na área de saúde e serviço social (10,4%).
Depois das oficinas, as empresas que mais fecharam foram no ramo de alojamento e alimentação (12%), atividades administrativas (10%) e atividades científicas (7%).
"Existem diversas causas para isso", disse Eliane Maia, presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos.
"Uma delas é que diversos projetos individuais, de abrir um novo negócio, estão sendo colocados em prática. São pessoas que acabaram desligadas do seu trabalho formal. Também estão nascendo novos modelos de negócio nesse período, amparados na tecnologia digital".
Micro e pequenas empresas crescem 16%em ano da pandemia, diz Receita Federal
As micro e pequenas empresas também cresceram no ano da pandemia. No Vale, os negócios optantes pelo simples nacional, segundo a Receita Federal, passaram de 206,3 mil no final de 2019 para 241 mil um ano depois, 16,77% de aumento. Para Eliane Maia, presidente da ACI São José, o saldo positivo de empresas reflete na "contratação de mão-de-obra e na geração de emprego e renda".
Campanha “Alegria Premiada” encerra com sorteio final de vales-compra
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACISJC) realizou, nesta sexta-feira (24/10), o último sorteio da campanha comemorativa de Mês das Crianças: “Alegria Premiada”. A ação tem como objetivo incentivar as compras no comércio local e presentear os consumidores que prestigiam as lojas participantes.
ACISJC participa da 1ª Convenção de Vendas em Águas de Lindóia
Colaboradores da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACISJC) participaram da 1ª Convenção de Vendas das Soluções Empresariais da Rede Facesp, realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, em Águas de Lindóia (SP).
ACI SJC realiza Festa das Crianças na Creche Patronato N. S. Aparecida
Ontem (16/10), a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI SJC) promoveu uma manhã muito especial em comemoração ao Dia das Crianças na Creche Patronato Nossa Senhora Aparecida.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.