O Senado Federal aprovou o projeto de lei que altera o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), conhecido como Refis. O texto prevê conceder perdão de até 90% em multas e juros e de 100% nos encargos para dívidas contraídas até um mês antes da aprovação do programa para empresas e pessoas físicas.
A adesão poderá ser feita até o dia 30 de setembro deste ano e o saldo poderá ser parcelado em até 12 anos (144 meses) – com parcelas atenuadas nos três primeiros anos.
No texto aprovado, as empresas terão benefícios para o pagamento dos débitos em razão da queda do faturamento entre março e dezembro de 2020, ante o mesmo período de 2019, ou seja, quanto maior a queda do faturamento neste período, melhores serão as condições do Refis.
A proposta estabelece seis faixas: queda de faturamento maior ou igual a 0%; queda maior ou igual a 15%; queda maior ou igual a 30%; queda maior ou igual a 45%; queda maior ou igual a 60%; e queda maior ou igual a 80%.
Conforme a faixa, a entrada porcentual para adesão ao programa vai variar de 25% (na primeira faixa) a 2,5% (na última faixa). Os descontos de juros e multas variam de 65% a 90%, enquanto os descontos relacionados a encargos legais e honorários vão de 75% a 100%, dependendo da faixa. Já o uso de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL para abater o débito vai variar de 25% a 50%, conforme a faixa.
Empresas com patrimônio líquido negativo, verificado no balanço patrimonial encerrado em 31 de dezembro de 2020, também poderão aderir ao programa, na mesma faixa destinada a negócios que tiveram queda de faturamento no patamar de 15%.
Pessoas físicas
As pessoas físicas pagarão 2,5% da dívida para aderir ao programa e terão desconto de 90% em juros e multas, além de desconto de 100% em encargos e honorários.
Para ter acesso às condições mais favoráveis, no entanto, as pessoas físicas precisarão ter enfrentado redução de rendimentos tributáveis igual ou superior a 15% no ano de 2020, em relação a 2019. Caso a redução de rendimentos seja inferior a 15%, a entrada será de 5% do valor da dívida e os descontos, conforme o parecer, “serão menos expressivos”.
Em todos os casos, após o pagamento da entrada, o uso de prejuízo fiscal ou de base de cálculo negativa de CSLL e a incidência de descontos, o saldo remanescente poderá ser quitado em até 144 meses. Conforme o parecer, o valor das 36 parcelas iniciais terá “patamar reduzido, com vistas a gerar fôlego para os aderentes ao programa e também evitar inadimplência”.
Precatórios
O texto também estabelece que empresas e pessoas físicas que aderirem ao plano poderão utilizar precatórios federais próprios ou de terceiros para amortizar o saldo remanescente.
Serão aceitos ainda como pagamento dos débitos os bens imóveis de empresas e pessoas físicas, desde que aceito pela Fazenda Pública credora.
Andamento do texto
O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.
Fonte: Isto É Dinheiro
Agrotech Expo 2025 tem inicio em São José dos Campos
A Agrotech Expo 2025 - Feira Internacional do Agronegócio - começou nesta quarta-feira, trazendo inovação, tecnologia e novas oportunidades para o agronegócio!
Campanha “Meu Pai, Meu Melhor Amigo” encerra com sorteio final de vales-compra
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACISJC) realizou, nesta sexta-feira (29/08), o segundo e último sorteio da campanha comemorativa de Mês dos Pais: “Meu Pai, Meu Melhor Amigo”. A ação teve como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar consumidores que prestigiaram as lojas participantes.
ACISJC promove 3º Encontro do Grupo de Mulheres Empreendedoras com Natália Rico
Nesta quinta-feira (28/08), a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI-SJC) promoveu o 3º Encontro do Grupo de Mulheres Empreendedoras da ACI (GME-ACI). O evento reuniu 57 empresárias da região em um ambiente de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do empreendedorismo feminino
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.