O joseense vai usar o 13o. salário deste ano para pagar dívidas, engordar seu “pé de meia” e fazer compras de Natal.
Isso é o que revela a nova pesquisa intenção de compras feita pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos em parceria com a Universidade de Taubaté, por intermédio do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais). O levantamento foi realizado nos dias 25 e 26 de novembro e 1o., 9 e 10 de dezembro, ouvindo 149 pessoas em locais de grande concentração de consumidores: praça Afonso Pena, Calçadão da Rua 7 e nos principais shoppings da cidade. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%.
Segundo o levantamento ACI/Unitau, o 13o. salário, cuja segunda parcela vence no próximo dia 20, tem destino certo na cidade: pagar dívidas, de acordo com 21,54% das pessoas entrevistadas. Além disso, o dinheiro extra vai ser usado para reforçar a poupança (17,69%) e fazer compras de Natal (9,23%). Nos índices, um chamada a atenção: 25,4% dos entrevistados declararam não receber 13o., estão desempregados ou trabalhando como autônomos.
“Após dois anos difíceis em razão dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, é natural que o pagamento de dívidas seja prioritário para o joseense. Mas esse é um dado positivo. Esse dinheiro, assim como o das compras de Natal, é dinheiro que entra em circulação e ajuda a movimentar a nossa economia em um período muito importante para o comércio”, disse Eliane Maia, presidente da ACI de São José dos Campos.
A pesquisa revela ainda que o tíquete-médio das compras desse Natal está bem elevado. Para metade dos entrevistados ele vai ficar na faixa de R$ 101 a R$ 200 e de R$ 201 a R$ 300 --com os dois intervalos de valores recebendo 25% de citações cada. Mais: 16,67% dos consumidores disseram ter a intenção de gastar entre R$ 401 e R$ 500 e outros 16,67% declararam que vão gastar mais de R$ 500. Os valores estão acima dos patamares pesquisados em 2019. Em 2020, em razão das restrições do comércio e das regras sanitárias, o levantamento ACI/Unitau não foi realizado.
O que comprar?
O resultado da pesquisa ACI/Unitau mostra que boa parte dos consumidores vai comprar roupas como presente de Natal (50%), seguido de brinquedos (33%) e produtos eletrônicos e/ou eletrodomésticos. E usar cartão de débito como forma de pagamento (75%). E como fazer o dinheiro render mais na hora da compra? Ora, 92% afirmam que vão pesquisar bem os preços antes de definir por um produto.
ACISJC | Noticias| Eventos | ACISJC promove Encontro Especial das Mulheres Empreendedoras com a Psicóloga Angela W. Lima
Na manhã desta quarta-feira (25.06), a ACI SJC recebeu mulheres empreendedoras e líderes para um encontro marcante, repleto de trocas, aprendizados e conexões poderosas. A psicóloga e headhunter Angela W. Lima conduziu uma palestra inspiradora sobre o papel da mulher no mercado, trazendo reflexões práticas sobre saúde mental, equilíbrio emocional e liderança com propósito.
Dia dos Namorados deve impulsionar o varejo paulista com alta de 4,8% nas vendas, aponta FecomercioSP
Apesar dos desafios econômicos, o varejo paulista deve registrar alta nas vendas em junho, impulsionado pelo Dia dos Namorados. Segundo a FecomercioSP, setores como vestuário, perfumaria e eletrônicos devem crescer até 9,3%. Estratégias criativas, ações digitais e novas tendências de consumo, como o autocuidado, ampliam as oportunidades para o comércio local.
Confira os ganhadores do último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”
Na última sexta-feira, 23 de maio de 2025, a ACI-SJC realizou o segundo e último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”, com transmissão ao vivo pelo Instagram. A ação premiou 8 consumidores com vales-compra de R$ 500, valorizando quem escolheu comprar no comércio local.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.