A Eve Air Mobility, empresa da Embraer que desenvolve o eVTOL, irá realizar a partir do dia 8 de novembro o simulado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), conectando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Neste primeiro momento será utilizado para o vôo um helicóptero.
A iniciativa será realizada em cooperação com parceiros e entidades governamentais.
De acordo com a Embraer, a avaliação de todo o ecossistema de UAM e os principais conceitos relacionados à experiência de uma operação futura vai ocorrer ao longo de um mês, com seis voos diários, a um custo mais acessível que a operação de um serviço de helicóptero convencional.
A simulação considera valores próximos ao que se espera no futuro para uma operação com uma aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), também conhecida no mercado como EVA (Electric Vertical Aircraft ou aeronave vertical elétrica).
A comercialização das passagens teve início hoje e será realizada pela Flapper, plataforma independente para voos sob demanda. Para comprar o serviço é preciso acessar o site www.flyflapper.com.br ou fazer download do aplicativo da Flapper.
A operação da aeronave na rota será feita pela Helisul Aviação, um dos maiores operadores de helicóptero da América Latina.
A Universal Aviation, empresa global de serviços de atendimento aeroportuários conduzirá o operacional de solo. A concessionária RIOgaleão e o Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (CEMHS) completam a parceria como os pontos de origem e destino e estudos associados à experiência.
“A abordagem de desenvolvimento da Eve centrada no ser humano busca esse tipo de validação prática de conceitos e hipóteses que nos ajudarão a entender e endereçar os principais desafios associados à oferta do serviço”, disse André Stein, CEO da Eve.
Segundo a Embraer, a aeronave da Eve, prevista para chegar ao mercado em 2026, será totalmente elétrica e foi projetada com foco nos usuários, para proporcionar um transporte eficiente e confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono.
O simulado é parte de um conceito de operação (CONOPS) iniciado em agosto deste ano, para integrar a mobilidade aérea urbana ao espaço aéreo brasileiro, tendo início pela cidade do Rio de Janeiro. Colaboram com a iniciativa inovadora mais de 50 especialistas de 12 instituições, que estão mapeando os processos de operação e serviços, com o objetivo de identificar as necessidades dos usuários, da comunidade e demais partes interessadas.
A simulação, que será acompanhada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), tem o apoio da Skyports, especializada em design, construção e operação de vertiportos; EDP, uma das maiores empresas do setor de energia; Beacon, plataforma da EmbraerX que conecta o ecossistema de serviços de manutenção aeronáutica e Atech, empresa responsável pelo desenvolvimento, implantação e suporte dos sistemas de controle e gestão do fluxo do tráfego aéreo (civil e militar), do Grupo Embraer.
ACISJC | Noticias| Eventos | ACISJC promove Encontro Especial das Mulheres Empreendedoras com a Psicóloga Angela W. Lima
Na manhã desta quarta-feira (25.06), a ACI SJC recebeu mulheres empreendedoras e líderes para um encontro marcante, repleto de trocas, aprendizados e conexões poderosas. A psicóloga e headhunter Angela W. Lima conduziu uma palestra inspiradora sobre o papel da mulher no mercado, trazendo reflexões práticas sobre saúde mental, equilíbrio emocional e liderança com propósito.
Dia dos Namorados deve impulsionar o varejo paulista com alta de 4,8% nas vendas, aponta FecomercioSP
Apesar dos desafios econômicos, o varejo paulista deve registrar alta nas vendas em junho, impulsionado pelo Dia dos Namorados. Segundo a FecomercioSP, setores como vestuário, perfumaria e eletrônicos devem crescer até 9,3%. Estratégias criativas, ações digitais e novas tendências de consumo, como o autocuidado, ampliam as oportunidades para o comércio local.
Confira os ganhadores do último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”
Na última sexta-feira, 23 de maio de 2025, a ACI-SJC realizou o segundo e último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”, com transmissão ao vivo pelo Instagram. A ação premiou 8 consumidores com vales-compra de R$ 500, valorizando quem escolheu comprar no comércio local.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.