Os setores de serviços e comércio impulsionaram a retomada do emprego no Vale do Paraíba em 2021, segundo apontam dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.
A região fechou o ano com 28.935 empregos abertos e teve o melhor desempenho para um ano na série histórica do Novo Caged.
O saldo de empregos em 2021 é fruto de 244,1 mil admissões e 215,2 mil desligamentos, segundo o Novo Caged.
Desse total de vagas abertas no mercado de trabalho, 13,6 mil ficaram no setor de serviços e 7,6 mil no comércio, segmentos que lideraram a abertura de vagas em 2021.
A indústria veio na sequência com 4,6 mil postos de trabalho criados no ano passado. A construção civil encerrou o período com 2,6 mil empregos gerados. Por fim, a agropecuária abriu 232 novos postos de trabalho.
O saldo positivo chega depois de um corte de 14.919 empregos em 2020, ano afetado pela pandemia do coronavírus e pela crise econômica, que se arrasta desde 2014.
Ou seja, o grande número de vagas perdidas em 2020 abriu espaço para mais contratações no ano passado.
Não à toa, os setores que mais perderam vagas em 2020 foram justamente o de serviços (-8.072), a indústria (-4.298) e o comércio (-1.723).
Na avaliação do economista Edson Trajano, pesquisador do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais) e professor da Unitau (Universidade de Taubaté), tanto serviços quanto o comércio são setores que empregam muito, mas oferecem salários mais baixos no mercado do que a indústria.
“A recessão econômica faz com que a indústria contrate menos e, com isso, caia a média salaria na região, em razão de o setor pagar melhores salários do que comércio e serviços”, afirmou.
Dia do Consumidor: Uma Data para Refletir sobre os Direitos e o Poder do Consumidor
O Dia do Consumidor celebra os direitos e a proteção dos consumidores, com foco em práticas comerciais justas e transparentes. Instituído no Brasil em 1983, reforça a importância do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a promoção de um mercado mais ético e sustentável.
Impacto da Inflação e da Liberação do FGTS no Comércio de São José dos Campos
Com a alta do IPCA-15 e a liberação do FGTS, o comércio local enfrenta desafios e oportunidades. A ACISJC orienta os empresários a adotarem estratégias como promoções e parcerias para atrair consumidores e fortalecer as vendas. Adaptar-se às mudanças e inovar serão essenciais para o sucesso do comércio local.
Carnaval 2025: Como o Comércio Pode Aproveitar a Data para Lucrar Mais
O Carnaval é uma ótima chance para aumentar as vendas e atrair clientes. Com promoções, decoração temática e marketing digital, seu negócio pode crescer e se destacar em 2025. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo essa data.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.