Noticias

Com salários mais baixos e maior quantidade de demitidos, serviços e comércio puxam geração de vagas

Serviços e comércio impulsionam a retomada do emprego no Vale em 2021, aponta Novo Caged

Escrito por ACISJC

07 FEV 2022 - 12H36

image-4

Os setores de serviços e comércio impulsionaram a retomada do emprego no Vale do Paraíba em 2021, segundo apontam dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.

A região fechou o ano com 28.935 empregos abertos e teve o melhor desempenho para um ano na série histórica do Novo Caged.

O saldo de empregos em 2021 é fruto de 244,1 mil admissões e 215,2 mil desligamentos, segundo o Novo Caged.

Desse total de vagas abertas no mercado de trabalho, 13,6 mil ficaram no setor de serviços e 7,6 mil no comércio, segmentos que lideraram a abertura de vagas em 2021.

A indústria veio na sequência com 4,6 mil postos de trabalho criados no ano passado. A construção civil encerrou o período com 2,6 mil empregos gerados. Por fim, a agropecuária abriu 232 novos postos de trabalho.

O saldo positivo chega depois de um corte de 14.919 empregos em 2020, ano afetado pela pandemia do coronavírus e pela crise econômica, que se arrasta desde 2014.

Ou seja, o grande número de vagas perdidas em 2020 abriu espaço para mais contratações no ano passado.

Não à toa, os setores que mais perderam vagas em 2020 foram justamente o de serviços (-8.072), a indústria (-4.298) e o comércio (-1.723).

Na avaliação do economista Edson Trajano, pesquisador do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais) e professor da Unitau (Universidade de Taubaté), tanto serviços quanto o comércio são setores que empregam muito, mas oferecem salários mais baixos no mercado do que a indústria.

“A recessão econômica faz com que a indústria contrate menos e, com isso, caia a média salaria na região, em razão de o setor pagar melhores salários do que comércio e serviços”, afirmou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.