Por ACISJC Em Noticias Atualizada em 10 DEZ 2018 - 09H43

IR 2018: 7° lote libera R$ 5,8 milhões para quase 3 mil contribuintes no Vale

Pagamento aos contribuintes contemplados neste lote será feito na próxima segunda-feira (17).

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (10), a partir das 9h, as consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2018. No Vale do Paraíba, serão cerca de R$ 5,8 milhões para mais de 2,8 mil contribuintes. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas pelo site da Receita Federal. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo para tablets e smartphones.

Na delegacia de São José dos Campos serão contempladas 1.831 declarações com restituição total de R$ 3,8 milhões. A delegacia abrange também as cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, Igaratá, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São Sebastião e seis municípios do Alto Tietê.

Já a região de Taubaté, que abrange as demais cidades do Vale do Paraíba, somam 1.027 declarações no atual lote com restituição total no valor de R$ 2 milhões creditadas.

O pagamento aos contribuintes contemplados neste lote será feito na próxima segunda-feira (17).

Ao todo, a Receita Federal recebeu 29.269.987 declarações do Imposto de Renda dentro do prazo legal neste ano, número acima da expectativa inicial de receber 28,8 milhões de declarações em 2018.

Malha fina

Quem não aparecer em um dos sete lotes regulares do IR está automaticamente na malha fina do Leão. Segundo a Receita Federal, mais de 12 mil contribuintes estão na malha fina do Imposto de Renda no Vale do Paraíba.

Quando entram na malha fina, as declarações ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida.

Na delegacia da Receita Federal em São José dos Campos, são cerca de 8,3 mil declarações retidas. O número corresponde a aproximadamente 2,2% do total de declarações entregues na delegacia regional neste ano. A maioria delas por motivo de omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes.

Já na delegacia da Receita Federal em Taubaté, 4.084 contribuintes caíram na malha fina neste ano. A maior incidência na malha também foi por omissão de rendimentos, totalizando 2.774 declarações - o equivalente a 68% das retenções.

Matéria: G1