Com o início do ano letivo se aproximando, muitos pais e responsáveis enfrentam o desafio de adquirir o material escolar sem sobrecarregar o orçamento doméstico.
Em 2024, as famílias brasileiras desembolsaram aproximadamente R$ 49,3 bilhões com itens escolares, um aumento de 43,7% nos últimos quatro anos, conforme dados divulgados por uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Locomotiva e QuestionPro.
O levantamento indica que essas despesas impactaram o orçamento de 85% das famílias com filhos em idade escolar, sendo que um em cada três consumidores optou pelo parcelamento para conseguir arcar com os custos do ano letivo de 2025.
Além disso, a maior parte das famílias precisará comprar materiais escolares solicitados pelas escolas (87%), seguido de uniformes (72%) e livros didáticos (71%).
Uma pesquisa do Procon em sete estabelecimentos da cidade revelou que, entre os 99 itens analisados, 14 apresentaram uma diferença de preço superior a 90% (14,14%) e 15 tiveram variação igual ou inferior a 20% (15,15%). A maior disparidade encontrada em São José dos Campos foi de pouco mais de 400%, enquanto, na cidade de São Paulo, a maior diferença de preços chegou a 269%.
Diante dessas oscilações, o Procon reforça a importância de realizar uma pesquisa de preços antes de efetuar as compras. O órgão também orienta que os consumidores revisem os materiais escolares já disponíveis em casa, reaproveitando o que estiver em boas condições. Essa prática pode evitar gastos desnecessários, segundo o Procon.
Dicas para economizar na compra de materiais escolares em 2025
Conforme a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o aumento nos custos dos materiais escolares está relacionado a fatores como inflação, elevação dos custos de produção, preços do frete marítimo para produtos importados e variação do dólar. Para 2025, a previsão é de que os preços subam entre 5% e 9%.
Veja, a seguir, algumas recomendações do Procon aos consumidores:
• É recomendável que o consumidor analise a lista exigida pela escola e verifique quais destes itens já possui e esteja em bom estado; este é um primeiro passo para evitar compras desnecessárias. Promover a troca de livros didáticos entre alunos também garante uma economia importante, além de ser uma prática sustentável que deve ser incentivada.
• A pesquisa de preços é sempre importante; fazer um levantamento simples entre alguns locais, inclusive entre estabelecimentos online e físicos, contribui para o planejamento de gastos e economia do orçamento.
• Fazer parte de grupos para compras coletivas também pode ser uma forma de economizar, desde que o consumidor tome cuidado e obtenha referências sobre as pessoas que fazem parte do grupo – como as compras serão feitas, as formas de comprovação dos valores e a idoneidade dos fornecedores que estão oferecendo os produtos.
• É essencial saber que na lista de material as escolas não podem exigir a aquisição de qualquer material de uso coletivo, como materiais de escritório, de higiene ou limpeza, por exemplo, conforme determina a Lei nº 12.886 de 26/11/2013.
• Na hora da compra, o consumidor precisa estar atento aos preços – que devem ser informados de forma clara e precisa pelo estabelecimento – e avaliar se eventuais promoções, como “pague dois e leve três”, são realmente vantajosas.
• Ao efetuar o pagamento, o consumidor deve sempre verificar se o estabelecimento comercial pratica preço diferenciado em função do instrumento de pagamento (dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito e Pix); desde 26/06/2017, está em vigor a Lei nº 13.455, que autoriza a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado.
Conclusão
Com um bom planejamento e atenção às estratégias de compra, é possível garantir o material escolar sem comprometer o orçamento. A ACISJC está sempre ao lado dos associados e consumidores, promovendo orientações para o sucesso de suas famílias e negócios. Acompanhe nosso blog para mais dicas e informações!
ACISJC | Noticias| Eventos | ACISJC promove Encontro Especial das Mulheres Empreendedoras com a Psicóloga Angela W. Lima
Na manhã desta quarta-feira (25.06), a ACI SJC recebeu mulheres empreendedoras e líderes para um encontro marcante, repleto de trocas, aprendizados e conexões poderosas. A psicóloga e headhunter Angela W. Lima conduziu uma palestra inspiradora sobre o papel da mulher no mercado, trazendo reflexões práticas sobre saúde mental, equilíbrio emocional e liderança com propósito.
Dia dos Namorados deve impulsionar o varejo paulista com alta de 4,8% nas vendas, aponta FecomercioSP
Apesar dos desafios econômicos, o varejo paulista deve registrar alta nas vendas em junho, impulsionado pelo Dia dos Namorados. Segundo a FecomercioSP, setores como vestuário, perfumaria e eletrônicos devem crescer até 9,3%. Estratégias criativas, ações digitais e novas tendências de consumo, como o autocuidado, ampliam as oportunidades para o comércio local.
Confira os ganhadores do último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”
Na última sexta-feira, 23 de maio de 2025, a ACI-SJC realizou o segundo e último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”, com transmissão ao vivo pelo Instagram. A ação premiou 8 consumidores com vales-compra de R$ 500, valorizando quem escolheu comprar no comércio local.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.