O edifício-sede da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos foi inaugurado em 1971 e é obra de um principais expoentes da Arquitetura Moderna do seu tempo, Luiz Erasmo de Medeiros. O arrojo do projeto pode ser percebido até hoje: grandes cintas de concreto sustentam um vão livre de mais de 90 metros, dividido em três pavimentos. Localizado à rua Francisco Paes, no coração da cidade, o prédio, batizado de edifício Tuffy Simão, é destaque no livro “Arquitetura Moderna em São José dos Campos”, de autoria do arquiteto Alexandre Penedo, que lista as principais obras de Arquitetura Moderna do município entre os anos 50 e 70. Outro destaque da sede da ACI é o painel “São José”, também de autoria de Luiz Erasmo de Medeiros, que está na parede dos fundos do Escritório Regional da Jucesp. Trata-se, pois, de um prédio histórico, que sofreu poucas mudanças em quase 50 anos de existência
A modernização da sede da ACI de São José dos Campos é uma necessidade gerada pelas mudanças tecnológicas registradas nos processos de trabalho nos últimos tempos e pela necessidade de adequar o edifício às novas regras de segurança.
A obra prevê a reforma dos espaços de escritório e serviços, sala de reunião e sala da presidência, que vão ser instalados no andar superior, e ampliação do Auditório da ACI, hoje com capacidade para 120 lugares, que virá para o primeiro pavimento, facilitando o acesso do público. O espaço deve ser ampliado para 200 lugares. A sede vai ganhar um espaço para a Galeria dos Presidentes, local que contará com fotos homenageando todos os ex-presidentes da associação. Também está incluída a modernização da fachada, com a troca de vidros e janelas.
Perspectiva da nova fachada da ACI
Perspectiva do novo Auditório da ACI
Perspectiva da nova área de trabalho da ACI
Área do térreo: 309,79 Área do 1o. Pavimento: 322 m2 Área do 2o. Pavimento: 310 m2 + abrigo desmontável de 12 m2
Início da obra: 23 de agosto de 2019 Término da obra (**): Março de 2020
Número de salas: 16Cadeiras/Auditório: 200
Projeto Arquitetônico e Executivo: Santos Almeida Engenharia
(**) previsão
Enviado com sucesso
Erro. Tentar novamente
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em ACISJC