‘Voto que Vale’: campanha incentiva voto regional para fortalecimento da RMVale

Brasil tem encontro marcado com as urnas em outubro e, na marcha democrática, a RMVale precisa reforçar seu caminho da representatividade com o voto regional

Escrito por ACISJC

13 JUN 2022 - 16H45

O voto que vale é no Vale.

Com seus 2,59 milhões de habitantes, o Vale do Paraíba tem dois deputados estaduais e dois federais, sendo que um deles mora em São José dos Campos e atua por outra região. Os parlamentares foram eleitos em 2018.

Em comparação, a região de Campinas elegeu no mesmo pleito oito deputados estaduais e cinco federais. As regiões de Sorocaba e Jundiaí elegeram seis deputados estaduais e três federais.

Mirando no fortalecimento da democracia, em iniciativa inédita, OVALE, Band Vale e ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos lançam nesta segunda-feira (13) a campanha 'Voto que Vale', com objetivo de fortalecer a representatividade política da RMVale.

"A defesa do voto regional é uma bandeira ampla, que exige união de propósitos para ter amplitude e gerar resultados. A campanha ‘Voto que Vale’ é isso, união, na busca de uma maior representatividade política para a nossa cidade e região. A união faz a força, diz o ditado. Que muitos outros se juntem a nós em torno dessa bandeira", disse Eliane Maia, presidente da ACI.

A campanha conta com o apoio de Next7, Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Aorta Comunicação.

Além de produzirem a melhor cobertura jornalística da região, com conteúdos especiais, pesquisas, sabatinas, fóruns, debates e outras ações indispensáveis à democracia, OVALE e Band Vale, ao lado da ACI, assumem o protagonismo no hasteamento de bandeiras fundamentais para a construção de uma RMVale mais vigorosa.

"Um voto consciente e melhor orientado serve como ferramenta indispensável de combate à desinformação e ao apolitismo e permite, ainda, capacitar o eleitor a participar mais ativamente do debate eleitoral, evitando, assim, que o candidato que recebeu o seu voto, deixe à própria sorte ou dê um cavalo de pau nas promessas assumidas durante a campanha", disse o diretor-presidente de OVALE, Fernando Salerno.

CAÇADORES DE VOTO

Pelo atual sistema, com 1,9 milhão de eleitores, o Vale tem potencial para eleger seis deputados federais e nove estaduais. No entanto, a prática tem sido ajudar a eleger candidatos forasteiros, que capturam o voto da RMVale e depois se esquecem dela.

Nas eleições proporcionais de 2018, candidatos sem nenhum vínculo com o Vale lideraram a vitória nas urnas e tomaram dos regionais a chance de representar a RMVale.

Os 'forasteiros' venceram em praticamente todas as cidades da região com número significativo de votos.

O campeão de votos na região foi Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho 03 do presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi eleito deputado federal pelo PSL com 143,6 mil votos no Vale. Nascido no Rio de Janeiro, ele não tem ligação com a RMVale.

A segunda candidata mais votada na região foi Janaina Paschoal, eleita deputada estadual pelo PSL com 128,1 mil votos no Vale.

Com mestrado em Direito e professora universitária, Janaina tornou-se conhecida por ter sido uma das autoras do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ela também não tem nenhuma ligação com a região.

Ex-prefeito de São José, Eduardo Cury (PSDB) foi reeleito deputado federal em 2018, com 94,2 mil votos, o terceiro mais votado em todo o Vale para cargos no legislativo.

Outro candidato eleito foi Roberto Alves (Republicanos-SP), que é natural de Taubaté e conquistou uma vaga no parlamento com 82 mil votos. No entanto, ele atua na cidade de Campinas desde 2006.

Milton Vieira (Republicanos-SP) também foi eleito deputado federal com 77,4 mil votos. Ele mora em São José, mas não tem seus trabalhos diretamente ligados à região.

Outros forasteiros campeões de voto no Vale foram Joice Hasselmann, Tiririca e Alexandre Frota.

Na prática, apenas dois candidatos do Vale foram eleitos deputados estaduais: Letícia Aguiar (PP) e Sergio Victor (Novo), respectivamente de São José e Taubaté.

Os candidatos do Vale ainda perderam espaço para forasteiros como Arhur Mamãe Falei, Edmir Chedid, Estevam Galvão, Caio França, Jorge Caruso e Campos Machado, todos bem votados na região.

Acompanhe a transmissão no Youtube abaixo:

Fonte: Jornal OVale