As vendas do varejo brasileiro registraram, em 2023, o melhor resultado para meses de janeiro em mais de duas décadas. É o que mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (12/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, as vendas do comércio varejista avançaram 3,8% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro. É a maior alta para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, em 2000.
Em relação a janeiro de 2022, o crescimento nas vendas foi de 2,6% – o sexto resultado positivo consecutivo nesta base de comparação.
No acumulado de 12 meses, até janeiro, a alta foi de 1,3%.
O resultado do varejo em janeiro veio acima do esperado pelo mercado. O consenso Refinitiv projetava um crescimento de 3,2% em relação a dezembro e de 1,4% na comparação com janeiro de 2022.
“É um resultado importante porque o comércio vinha de resultados negativos ou estabilidade”, afirma Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.
Alta generalizada
Sete das oito atividades pesquisadas tiveram crescimento no primeiro mês deste ano. A maior alta foi do setor de tecidos, vestuário e calçados (+27,9%), após quatro quedas consecutivas.
O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo subiu 2,3%, após duas retrações mensais seguidas.
“Ambos os setores sinalizam uma recuperação em janeiro. Pelo resultado de dezembro, é possível considerar que movimentos como a Black Friday e o Natal não foram positivos para as duas atividades. Com as quedas anteriores e a base de comparação mais baixa, houve um crescimento importante em janeiro, motivado, principalmente, por iniciativas pós-Natal”, explica Santos.
O único setor que teve queda nas vendas em janeiro foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,2%).
ACISJC | Noticias| Eventos | ACISJC promove Encontro Especial das Mulheres Empreendedoras com a Psicóloga Angela W. Lima
Na manhã desta quarta-feira (25.06), a ACI SJC recebeu mulheres empreendedoras e líderes para um encontro marcante, repleto de trocas, aprendizados e conexões poderosas. A psicóloga e headhunter Angela W. Lima conduziu uma palestra inspiradora sobre o papel da mulher no mercado, trazendo reflexões práticas sobre saúde mental, equilíbrio emocional e liderança com propósito.
Dia dos Namorados deve impulsionar o varejo paulista com alta de 4,8% nas vendas, aponta FecomercioSP
Apesar dos desafios econômicos, o varejo paulista deve registrar alta nas vendas em junho, impulsionado pelo Dia dos Namorados. Segundo a FecomercioSP, setores como vestuário, perfumaria e eletrônicos devem crescer até 9,3%. Estratégias criativas, ações digitais e novas tendências de consumo, como o autocuidado, ampliam as oportunidades para o comércio local.
Confira os ganhadores do último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”
Na última sexta-feira, 23 de maio de 2025, a ACI-SJC realizou o segundo e último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”, com transmissão ao vivo pelo Instagram. A ação premiou 8 consumidores com vales-compra de R$ 500, valorizando quem escolheu comprar no comércio local.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.