Noticias

Vale Sul inaugura espaço dedicado a autistas

Sala Azul será aberta no dia 1º de setembro com apoio da Prefeitura de São José; ela foi projetada para receber pessoas dentro do espectro

Escrito por ACISJC

27 AGO 2021 - 14H21

vale-sul-696x523

O Vale Sul Shopping inaugura, no dia 1º de setembro, a Sala Azul, um espaço totalmente dedicado e projetado para pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. A cerimônia de inauguração será às 9h30 da próxima quarta-feira, com a presença de autoridades da cidade.

A Sala Azul, que poderá ser usada em momentos de crise ou até mesmo apenas para que autistas tenham mais conforto, fica na expansão do shopping, numa área reservada, e foi preparada, mobiliada e decorada para receber esse público com todo carinho.

A elaboração do projeto do espaço teve o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, e da dra Camila Kallaur, mãe de autista e mediadora de um grupo de famílias de autistas da cidade. Eles que enviaram ao shopping a ideia de uma “calm room”. “Nós imediatamente aderimos o projeto, que nomeamos de Sala Azul. A ideia é possibilitar que famílias de autistas e pessoas autistas possam passear no shopping de maneira confortável”, afirmou Luana Meneses, gerente de marketing do shopping. Ela conta ainda que o projeto da Sala foi feito pelo Felipe Souza, Técnico em Edificações do Vale Sul, que é pai de autista.

Treinamento – Para atender esse público da forma mais adequada possível, todos os colaboradores do shopping receberam treinamento da dra Camila Kallaur e de profissionais especializados da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão para conscientizar sobre a condição do autista. Esses funcionários que ficam nos corredores terão uma identificação no uniforme, para que as famílias possam identificar as pessoas aptas a dá-las o suporte necessário.

Para receber autistas com mais conforto, vagas no estacionamento do Vale Sul foram pintadas com o símbolo do autismo e devem ser usadas de forma exclusiva.

Como é a Sala Azul?

– Fica num local afastado, com menor movimento e silencioso;

– Tem piso de tatame em EVA;

– Tem assentos confortáveis;

– As paredes são em tom azul bebê;

– A iluminação é indireta, de cor quente dimerizável;

– Fidget toys, brinquedos para acalmar;

– Conta com colaboradores do shopping treinados para receber autistas.

Por que ter a Sala Azul?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio no desenvolvimento do cérebro que afeta a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente.

Segundo o Departamento de Saúde dos Estados Unidos, 1 em cada 54 crianças no mundo nasce dentro do espectro autista. De acordo com a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, hoje são 1.211 pessoas da cidade cadastradas na Rede de Inclusão ao Autista.

Shopping é um local de movimento, com alto fluxo de pessoas, barulho constante. Características que deixam pessoas dentro do TEA desconfortáveis. Por isso, a Sala Azul vem como uma alternativa de inclusão deste público.

Fonte: Revista Urbanova

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.