Noticias

Unidade marca dois anos de gestão de Eliane Maia na ACI

Primeira mulher à frente da Associação Comercial e Industrial de São José Campos, Eliane assumiu entidade em plena pandemia, manteve a instituição funcionando e começa 2022 com novos projetos, um novo Auditório e compromissos renovados com o comércio

Escrito por ACISJC

26 ABR 2022 - 14H53

86 anos da ACI com campanha Heróis da Saúde 2

Em abril de 2020, a Associação Comercial e Industrial de São José Campos passou a ser presidida por Eliane Maia, a primeira mulher a assumir o comando da instituição em 85 anos de história.

Eliane Maia fazia parte na entidade desde a gestão de José de Mello Correa e, na sequência, participou dos mandatos de Felipe Cury e Humberto Dutra. Eliane chegou à presidência da ACI com a chapa “Unidade”, composta por 33 membros, entre eles o vice-presidente executivo, Fabiano Bazzo; o vice-presidente Financeiro e Administrativo, Sidiney Peruchi de Godói; o vice-presidente da Indústria, Benedito Vieira; o vice-presidente do Comércio, Grayson Portela; o vice-presidente de Serviços, Mario Celso; a presidente do Conselho Fiscal, Ciamara Lima Marques; e o presidente do Conselho Consultivo, Humberto Dutra.

Foi muito trabalho desde o primeiro dia de gestão, iniciada em pleno lockdown em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Vidas, Empregos & Empresa

A rotina de trabalho foi intensa. Foram tratativas com os órgãos dos governos municipal e estadual para possibilitar a flexibilização para abertura do comércio e empresas em geral, assim como um esforço para orientar diariamente as empresas a respeito dos protocolos sanitários vigentes. Foram reuniões com o Sindcomérciários para possibilitar aprovação dos contratos de suspensão de trabalho, que necessitavam da homologação pelo sindicato dos trabalhadores, a fim de evitar demissões. Foram reuniões com empresários do ramo de eventos e com o Procon para minimizar o impacto da pandemia no setor. Foram os “Debates ACI” e os curso online, com grandes nomes, para levar informação de qualidade ao empresário naquele momento de instabilidade. Foi também a criação do “Café com a Presidente”, um espaço para os empresários se conectarem virtualmente.

Mas não foi só isso.

Compre em S. José

A ACI trabalhou na abertura de linhas de crédito, por meio da AC CREDITO, com juros menores aos associados; e lançou a campanha “Compre em S. José”, para estimular o consumo no comércio e nas empresas da cidade (centro e bairros), com sorteio de um carro zero km e três cartões para compras no valor de R$ 1.000 para as compras realizadas entre novembro e dezembro de 2020.

Também em apoio ao comércio, a ACI fez diversas campanhas com mídia, como, por exemplo, o sorteio de um computador no Dia das Mães, em parceria com a Rede Vanguarda, na promoção “Minha Mãe Conectada”; o sorteio de uma TV 50’ no Natal de 2020; e o sorteio de kits de Páscoa junto às rádios.

Solidariedade

Em um período crítico para a sociedade, a ACI criou o projeto “ACI Solidária”, que ajudou inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade (conforme regras divulgadas) durante três meses, graças a um cartão de compras no valor de R$ 100 mensais, valor que, à época, era suficiente para comprar uma boa cesta básica. No Natal de 2020 e 2021, a ACI realizou a entrega de presentes às crianças que escreveram cartinhas para o Papai Noel. E criou, já em 2021, uma homenagem especial aos profissionais da saúde, com o projeto “Heróis da Saúde”, que contou com uma ampla campanha de mídia para valorização dos profissionais da área e com a entrega de uma placa especial aos hospitais e UPAs de São José dos Campos. Tudo isso feito em nome das empresas da cidade, como uma forma de agradecimento pelo empenho e pelo trabalho dos profissionais da saúde durante a pandemia.

Natal Recorde

E tem que ser citado como destaque a realização do “Natal Iluminado” em 2021 em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos e com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que teve cinema nos bairros e distribuição de kits com balas, chocolates, pipocas às crianças; a montagem da Casa do Papai Noel na praça Afonso Pena; as Caravanas Iluminadas, percorrendo o centro e os bairros da cidade; e o Cinema 3D, projetado na parede da igreja São Benedito, um momento de muita alegria. Depois de dois anos de pandemia e isolamento social, a volta do “Natal Iluminado” foi marcante: o evento bateu recorde de público, alcançando mais de 2,2 milhões de pessoas em quase 30 dias de festividades.

Novos Projetos

O ano de 2022 chega com novos projetos e novos desafios para a ACI. A entidade realizou a primeira reunião do projeto “ACI nos Bairros”, reunindo mais de 30 empresários da Urbanova, em um evento no Espaço Acqua, na região oeste da cidade. Foi uma manhã de muito trabalho, com a exposição serviços da ACI a novos interessados. No Dia da Mulher, mais uma ação da ACI nas ruas: uma equipe da entidade, liderada pela presidente Eliane Maia, distribuiu flores para lojitas, colaboradoras e consumidoras no eixo do Calçadão da Rua 7, o principal polo de comércio popular da cidade. O Calçadão também é alvo de uma outra ação especial da ACI: um projeto para reforma e cobertura do espaço, a ser lançado, em breve, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos e dos empresários instalados naquela região da cidade. E, também no centro, a ACI tem atuado como interlocutora entre a prefeitura, lojistas e proprietários de imóveis no projeto de revitalização da Rua 15.

Novo Auditório

Este ano teve também a conclusão das obras de modernização da sede da ACI de São José dos Campos, o edifício Tuffy Simão, reforma iniciada na gestão Humberto Dutra e concluída na gestão atual, de Eliane Maia, com a inauguração do novo Auditório da nossa entidade no último dia 4 de abril. Um dia especial e um evento bastante concorrido, que contou com palestra proferida pela jornalista Thais Alves, uma das principais coachs de comunicação do país e que contou com lotação máxima do novo espaço. Com a inauguração do Auditório e a possibilidade de eventos presenciais, inicia-se uma nova fase, com a realização de “Cafés de Negócios” a cada 15 dias, entre outras atividades.

Isto é a ACI de São José dos Campos, legítima representante do comércio, da indústria e do setor de serviços de nossa cidade. Muito empenho, com dedicação e responsabilidade, para contribuir, sempre, com os empresários, colaboradores, sociedade e economia local. Muito trabalho ainda vem pela frente e, em “Unidade”, vamos continuar avançando e contribuindo para um mundo melhor.

Eliane Maia

Presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.