Pelo segundo ano consecutivo, São José dos Campos foi anunciada como uma das três cidades brasileiras mais arborizadas do país, segundo o programa Cidades Árvores do Mundo. A cidade concorreu com outras 119, de 69 países.
São José figura entre as primeiras do mundo a serem reconhecidas por seu compromisso com o manejo florestal urbano. O ranking é organizado anualmente pela Fundação Arbor Day e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Além de São José dos Campos, outras duas cidades brasileiras conquistaram a classificação das Nações Unidas, São Carlos (SP) e Campo Grande (MS)
Arboriza São José
Em São José dos Campos, a questão arbórea é motivo permanente de atenção da Prefeitura. Vários programas desde plantio, podas e supressões tecnicamente criteriosas de árvores e ainda um dinâmico programa de educação ambiental, tornaram a cidade referência nessa área.
O programa “Arboriza São José”, que é desenvolvido pela Prefeitura, está integrando um conjunto de ações para modernizar e otimizar a gestão do patrimônio verde da cidade.
O plano de ação inclui a ampliação de plantios em toda a cidade, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas com aparelhos de última geração, emissão de laudos técnicos, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitações de técnicos e operadores, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana, e incentivar a adesão de moradores aos plantios nas calçadas.
O país que teve mais cidades contempladas na edição deste ano da premiação foi os Estados Unidos, com 38 cidades, Guadalajara, no México; Toronto, no Canadá; e Hyderabad, na Índia, também receberam o título.
Qualificação
Para receber o reconhecimento, cada uma dessas cidades teve de provar o compromisso com as árvores e a silvicultura, atendendo a cinco padrões de qualificação relacionados ao manejo e à celebração das florestas urbanas.
Lançado em 2019, o programa Cidades de Árvores do Mundo é uma parceria da FAO e da Fundação Arbor Day para conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada a adotar as abordagens mais bem-sucedidas para o manejo de árvores e florestas urbanas.
Para a vice-diretora-geral da FAO, Maria Helena Semedo, as florestas e árvores urbanas são elementos-chave do desenvolvimento urbano sustentável, mas, acima de tudo, ajudam as cidades a ser lugares mais verdes, saudáveis e felizes para se viver.
GME promove encontro com foco em netweaving, parcerias e novas conexões entre empresárias
O Grupo Mulheres Empreendedoras da ACI reuniu empresárias em uma manhã de aprendizado, networking e troca de experiências. O encontro destacou a importância das conexões, parcerias estratégicas e do fortalecimento do empreendedorismo feminino em São José dos Campos e região.
Networking e Conexões: ACI SJC realiza 4ª Rodada de Negócios de 2026
Empresários de diferentes segmentos se reuniram para uma manhã de networking, troca de experiências e geração de novas oportunidades comerciais. O encontro contou com o patrocínio da Weback e reforçou o compromisso da ACI SJC com o fortalecimento do empreendedorismo e das conexões empresariais.
ACI SJC visita a General Motors e fortalece parceria histórica!
ACI SJC visita a General Motors em São José dos Campos, fortalecendo a parceria histórica e destacando inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico regional.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.