Noticias

São José dos Campos determina restrições e fecha supermercados no feriado

Medidas restritivas foram anunciadas após cidade bater recorde de internações por Covid-19 no Hospital Municipal.

Escrito por ACISJC

31 MAI 2021 - 18H25

felicio-restricoes

Depois de bater recorde de internações, São José dos Campos anunciou medidas de restrição para contenção da pandemia da Covid-19. De acordo com a prefeitura, as medidas vão valer a partir do feriado de Corpus Christi, no dia 3 de junho, até o dia 6 de junho. Entre as regras estão fechamento de comércios com mais de 250 metros quadrados, incluindo supermercados; celebrações religiosas e redução de horários para shoppings e restaurantes.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (31) depois de uma reunião com o comitê de saúde da cidade, que definiu as regras. Segundo a determinação, todos os comércios com mais de 250 metros quadrados de área de loja devem ficar fechados. Estão incluídos supermercados, hipermercados, lojas de material de construção e lojas de departamento.

As regras permitiram a abertura de shoppings, bares e restaurantes, mas com restrição de horário. Os shoppings vão poder funcionar, mas das 8h até às 13h. Bares, restaurantes, padarias e simulares podem funcionar também das 8h até às 13h para atendimento presencial. Após esse horário é permitido drive-thru. Salões, barbearias e academias também estão permitidas.

De acordo com a gestão, a área de loja foi usada como métrica para distinguir grandes comércios de comércios de bairro que, segundo a prefeitura, tem menos chance de aglomeração.

Atividades de lazer como cinemas e quadras de futebol society também estão proibidas. As atividades religiosas com presença de público também estão restritas, mas entre os dias 4 e 6 de junho. No ia 3 de junho, feriado de Corpus Christi, vai ser permitida a celebração de missas e cultos com público.

Segundo a prefeitura, durante o período vai haver reforço na fiscalização e o comércio que for flagrado descumprindo as regras vai ser automaticamente interditado e não mais multado.

Regras:

Estabelecimentos comerciais com área superior a 250m2 de loja ou área de atendimento: deverão ficar fechados. Exemplo: Lojas de material de construção, hipermercados, entre outros;

Podem funcionar das 8h às 13h e, depois do horário, podem fazer atendimento por delivery ou drive-thru;

Fica proibido o funcionamento de cinemas, teatros e quadras de futebol Society;

Bares e restaurantes, padarias e similares: poderão funcionar das 8h às 13h para atendimento presencial e durante todo o dia com delivery e drive-thru;

Nos templos religiosos, a celebração presencial fica autorizada apenas na quinta-feira (3/6). Entre os dias 4 e 6 de junho é proibida celebração com presença de público;

Salão de beleza, barbearia e academias podem funcionar

As medidas foram anunciadas após São José depois bater recorde de internados para o tratamento da Covid-19 no Hospital Municipal, com 201 pessoas hospitalizadas. De acordo com a prefeitura, nesta segunda-feira (31) o número geral de internados é de 421 pessoas. Quase uma vez e meia a mais que o da última semana, que havia sido o maior desde o início da pandemia, com 296 pessoas.

À época, o prefeito Felício Ramuth (PSDB) chegou a dar entrevista comentando que, caso o cenário não mudasse, adotaria medidas mais rígidas. A cidade está na fase de transição do Plano São Paulo, com comércios, bares e restaurantes abertos em horário estendido.

A medida de flexibilização estadual vinha sendo criticada por especialistas por não levar em conta o cenário de cada região. O número de internados dita o ritmo da pandemia. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde, em 24 horas, entre os dias 28 e 29 de maio, foram 1.052 novos casos.

O aumento da contaminação leva mais pacientes a internação em um sistema de saúde já pressionado. A taxa de ocupação em leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença na cidade, levando em conta a rede pública e privada, é de 87%.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.