Região tem saldo positivo de empresas abertas em 2022

07 MAR 2023 - 12H21

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba registrou um saldo positivo no balanço de empresas abertas e empresas fechadas entre janeiro e dezembro de 2022. No período de 12 meses do ano passado foram abertas 3.929 empresas frente ao fechamento de 1.722, um saldo positivo de 2.207 empresas.

Os números constam de balanço divulgado nesta segunda-feira pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, com base em números registrados pelo Escritório Regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). O ER da Jucesp funciona na sede da ACI de São José dos Campos e tem a RMVale como área de cobertura.

Embora positivo, o saldo deste ano é inferior ao registrado em 2021, quando o balanço do Escritório Regional da Junta Comercial apontou 4.395 empresas abertas e 1.886 fechadas –saldo de 2.509. A retração entre um ano e outro tem explicação: em 2021 houve um “boom” de abertura de novas empresas após um período de estagnação da economia, gerado pela pandemia do novo coronavírus. Em termos comparativos, em 2020, no auge da pandemia, o saldo, embora positivo, foi bem menor: 831 empresas.

Segundo a ACI de São José dos Campos, os números apontam uma consolidação acentuada da economia, tendência que deve ser seguida em 2022. Em janeiro deste ano, o ER da Jucesp registrou 322 empresas abertas na RMVale contra 173 fechadas, com um saldo de 149 empresas.