O que atrai o consumidor e ajuda na definição de compra?
Essa pergunta foi respondida pelos consumidores na mais recente pesquisa de intenção de compras feita pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos em parceria com a Universidade de Taubaté, por intermédio do Nupes (Núcleo de Pesquisas Sócio-Econômicas), com foco no Dia das Crianças. O levantamento ouviu 322 pessoas entre os dias 23, 24 e 29 de setembro e 1o. de outubro, em locais de grande concentração de pessoas: praça Afonso Pena, Rua 15, Calçadão da Rua 7 e nos shoppings CenterVale, Colinas, Centro, Jardim Oriente e Vale Sul. O grau de confiabilidade do levantamento é de 95%.
E o que atrai o consumidor? Em primeiro lugar, preço, citado por 35,4% dos entrevistados. Somado ao item forma de pagamento (3,33%), preço mais prazos de pagamento somam 38,7% das respostas dos consumidores. Em resumo, o consumidor está focado em gastar bem o seu dinheiro.
Em segundo lugar aparece bom atendimento, citado por 27,8% das pessoas ouvidas. Somado a educação e cortesia dos funcionários (3,33%), o acolhimento ao cliente recebeu 31,3% das citações no levantamento ACI/Unitau, um peso significativo. Além disso foram citados no levantamento qualidade do produto (9,7%), localização (6,4%), promoções e sorteios (2,14%), credibilidade da loja (1,4%) e opção por marcas e grifes (0,48%).
Tendência
O levantamento revela ainda uma predileção do consumidor pelas lojas físicas. Segundo a pesquisa, 70% dos consumidores preferem fazer suas compras em lojas físicas, principalmente por gostarem de ter contato direto com o produto (56,3%). Esse número, no entanto, é bem abaixo do levantamento anterior: em 2019, as lojas físicas respondiam por 90% da preferência dos consumidores no Dia das Crianças.
ACISJC | Noticias| Eventos | ACISJC promove Encontro Especial das Mulheres Empreendedoras com a Psicóloga Angela W. Lima
Na manhã desta quarta-feira (25.06), a ACI SJC recebeu mulheres empreendedoras e líderes para um encontro marcante, repleto de trocas, aprendizados e conexões poderosas. A psicóloga e headhunter Angela W. Lima conduziu uma palestra inspiradora sobre o papel da mulher no mercado, trazendo reflexões práticas sobre saúde mental, equilíbrio emocional e liderança com propósito.
Dia dos Namorados deve impulsionar o varejo paulista com alta de 4,8% nas vendas, aponta FecomercioSP
Apesar dos desafios econômicos, o varejo paulista deve registrar alta nas vendas em junho, impulsionado pelo Dia dos Namorados. Segundo a FecomercioSP, setores como vestuário, perfumaria e eletrônicos devem crescer até 9,3%. Estratégias criativas, ações digitais e novas tendências de consumo, como o autocuidado, ampliam as oportunidades para o comércio local.
Confira os ganhadores do último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”
Na última sexta-feira, 23 de maio de 2025, a ACI-SJC realizou o segundo e último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”, com transmissão ao vivo pelo Instagram. A ação premiou 8 consumidores com vales-compra de R$ 500, valorizando quem escolheu comprar no comércio local.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.