Por ACISJC Em Noticias

Porto de São Sebastião tem aumento de 25% na receita em 2019

Previsto pelo governo federal para ser privatizado até 2021, porto de São Sebastião passa de R$ 17,2 milhões para R$ 21,6 milhões de receita em um ano, com alta nas cargas

Fonte: OVALE

Na mira da União para ser privatizado, o Porto de São Sebastião teve uma alta de 25% em sua receita no ano de 2019, se comparado com o ano anterior.

De acordo com o governo do estado, uma alta de 3,3% na movimentação de carga (aumento de 718 mil para cerca de 742 mil toneladas) proporcionou o aumento na receita, que passou de R$ 17,2 milhões para R$ 21,6 milhões no ano passado.

Segundo a secretaria de Logística e Transportes, entrada de novas cargas (alumina, silicato de vidro e carvão mineral) e o melhor aproveitamento das áreas de armazenagem do porto foram os fatores determinantes para o resultado de 2019.

PORTO.

Esse mês, o governador João Doria (PSDB) afirmou que o governo federal pretende privatizar ainda este ano o Porto de São Sebastião e também o de Santos.

"Temos influência direta no Porto de São Sebastião, e indireta no Porto de Santos. Nossa estimativa é que o governo federal, através do ministro Tarcísio Gomes de Freitas [Infraestrutura], possa realizar a privatização dos dois portos em 2020. Essa é, aliás, a intenção que ele [Tarcísio] nos antecipou", afirmou Doria.

No entanto, o Ministério da Infraestrutura afirmou que a previsão é que a privatização aconteça durante o ano de 2021, seguindo um cronograma específico para a desestatização. O Estado tenta privatizar o Porto de São Sebastião desde os anos 1990, quando a crise econômica barrou o processo final.