São José dos Campos, 01 de agosto de 2024
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2024 deverá alcançar R$ 7,7 bilhões
O Dia dos Pais, uma das principais datas do comércio nacional, está se aproximando, e uma pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI) revela as perspectivas para o comércio local.
Mais de 71,2% dos joseenses pretendem presentear neste ano, enquanto 8,0% dos consumidores afirmaram que não têm essa intenção. Permanecem indecisos 20,8% dos entrevistados.
Segundo os dados levantados, 63,48% dos entrevistados têm preferência por comprar em lojas físicas e/ou shopping centers, enquanto 17,39% optam pelo comércio online. Já outras 17,39% das pessoas planejam utilizar ambas as formas de compra, aproveitando a praticidade das compras pela internet e a experiência das compras presenciais. Outros locais (catálogos, feiras livres) foram citados por 1,74% dos participantes.
Em relação aos gastos previstos, a pesquisa revelou que 39,1% dos entrevistados planejam investir entre R$ 50,00 e R$ 100,00 em presentes para o Dia dos Pais, enquanto 33,0% têm um limite entre R$ 101,00 e R$ 200,00. Outros dados mostram que 12,2% pretendem gastar entre R$ 201,00 e R$ 300,00, 7,0% entre R$ 301,00 e R$ 500,00, 5,2% menos de R$ 50,00, e 3,5% pretendem investir mais de R$ 500,00.
Os itens mais desejados para presentear os pais em São José dos Campos são: Roupas (39.59%), Acessórios como relógios, óculos, etc. (17.26%), Produtos de cuidado pessoal (13.71%), Ferramentas (7.11%), Artigos de esporte (5.58%), Experiências como jantares, viagens, etc. (5.58%), Eletrônicos (4.57%) e Livros (3.05%). Outros presentes citados somaram 4,08% das intenções de compra.
Quanto à influência na decisão de compra, a maioria dos consumidores (45,2%) prefere produtos que ofereçam melhor qualidade. Para 32,2%, o menor preço é o fator mais importante. Promoções e descontos são decisivos para 14,8% dos entrevistados. A preferência pela marca influencia 5,2% dos consumidores, recomendações de amigos e familiares afetam 1,7%, e avaliações online impactam 0,9%.
A maioria dos participantes (40,9%) costuma comprar o presente uma semana antes do Dia dos Pais. Outros consumidores preferem adquirir os presentes alguns dias antes da data (35,7%). Além disso, 16,5% dos entrevistados optam por fazer suas compras com 2 a 4 semanas de antecedência, 4,3% compram no próprio dia, e 2,6% realizam a compra com mais de um mês de antecedência.
Quando questionados sobre a preferência por lojas que oferecem promoções especiais, como sorteios ou concursos, os participantes se mostraram bastante divididos. Enquanto 50,4% afirmaram que buscam lojas com essas promoções, 49,6% disseram que não fazem questão de procurar lojas com esse tipo de ação.
A pesquisa foi realizada com 125 pessoas entre 18 e 65 anos, do dia 10 ao dia 31 de julho. A margem de confiança do levantamento é de 91%, garantindo a representatividade das informações coletadas.
Antecipando uma demanda crescente e uma intenção significativa de gastos, os comerciantes de São José podem se preparar para um aumento positivo nas vendas neste Dia dos Pais, particularmente nas lojas físicas, que são as preferidas pela maioria dos consumidores. Ademais, a variedade de presentes desejados oferece oportunidades para diferentes setores do varejo, criando um cenário promissor para o comércio local.
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