Por ACISJC Em Noticias

Obra de US$ 30 milhões adapta fábrica da Embraer em S. José a negócio pós acordo com a Boeing

Companhia brasileira vai criar uma nova empresa na aviação comercial com a Boeing. Com isso, maior fábrica da brasileira vai migrar para a joint venture, nomeada como Boeing Brasil Commmercial. Sede da Embraer passará para Eugênio de Melo.

Na celebração dos 50 anos da Embraer, nesta segunda-feira (19) em São José dos Campos (SP), a fabricante brasileira de aeronaves anunciou um investimento de US$ 30 milhões na expansão da planta do distrito de Eugênio de Melo. Isso porque a atual sede da companhia, na Faria Lima, vai migrar para a nova empresa, a Boeing Brasil Commercial - que será criada a partir da fusão da aviação comercial da brasileira com a Boeing. A expectativa é que o negócio seja concluído até o fim do ano.

Com a obra, que começou há três meses e deve terminar no último trimestre, a Embraer passará a ter uma nova sede com 4 mil funcionários. Atualmente, essa planta, que começou as atividades em 2001, tem 1,5 mil empregados. Esse número em Eugênio de Melo vai triplicar a partir da divisão entre as empresas .

Segundo a Embraer, na fábrica da Faria Lima, onde o efetivo atual da Embraer é de cerca de 8,5 mil pessoas, aproximadamente 6 mil devem ser absorvidos para a Boeing Brasil e, 2,5 mil serão incorporados ao efetivo que já atua em Eugênio de Melo. As transferências ainda não começaram e estão condicionadas à conclusão da parceria com a fabricante norte-americana.

Pelo acordo, a Boeing vai assumir o controle de 80% dos negócios da Embraer na aviação comercial, que representou 47% da receita da brasileira no último ano. A Embraer deixou fora do acordo os setores de defesa e aviação executiva.

O CEO da Embraer, Francisco Gomes Netto, mira áreas que vão contribuir para essa nova fase da Embraer, entre as quais aposta em fornecimento de soluções para sistemas aeronáuticos, sistema de coordenação das corvetas, além da Embraer-X, que projeta em parceria com a Uber o carro-voador.

"Temos planos ótimos pela frente, a Embraer está num momento, tem essa separação que a gente acha que vai ajudar a empresa a crescer, tanto na área comercial com a parceria com a Boeing, como na área defesa com a parceria KC e os novos produtos da aviação executiva, que são top de linha", disse.

Empregos

No evento desta segunda-feira, a Embraer sinalizou pela manutenção do atual nível de empregos no Brasil. A empresa informou que tem cerca de 18 mil trabalhadores no Brasil e, após o acordo, metade deve migrar para a nova empresa.

Isso significa que cerca de 9 mil empregados permanecem na Embraer, com atuação de 5 mil na planta de Eugênio de Melo e no Parque Tecnológico de São José dos Campos, e outros 4 mil em Botucatu (SP), Gavião Peixoto (SP) e Sorocaba (SP).

Os trabalhadores que vão para a Boeing Brasil Comercial terão atuação nas unidades Faria Lima, Eleb e Taubaté.

Obra

Serão construídos quatro novos prédios em Eugênio de Melo, sendo um deles um centro de engenharia e tecnologia, outro para atendimento e treinamento de clientes, onde estarão simuladores de voo e outras tecnologias para prover instrução de procedimentos técnicos aos operadores de aeronaves da companhia. Outro prédio será para o setor administrativo e um centro histórico dedicado aos 50 anos da companhia.

A Embraer também projetou ampliações nas instalações atuais, sendo restaurante, portarias, plataformas de ônibus e estacionamento. O espaço construído vai passar de 70 mil metros quadrados para 110 mil.

Festa

A festa de 50 anos, na manhã desta segunda contou com a presença dos ex-presidentes da companhia e do fundador Ozires Silva. Emocionado, ele fez um discurso para os convidados e funcionários da companhia.

"Eu sinto que não estou aqui, é como se eu estivesse em outro lugar, vendo tudo o que foi feito nestes 50 anos. Não esperava que agora, a Embraer tivesse desafios nas dimensões do que vem pela frente. Vamos de encontro ao mundo para sairmos como vencedores", disse.