Por ACISJC Em Noticias

Números positivos

Eliane Maia

Presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos

Em levantamento realizado no último dia 3 pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, através do Escritório Regional da JUCESP (que funciona nas instalações da ACI para prestar o serviço de registro de atos constitutivos de empresas, alterações contrato social, baixas de empresas, registros de atas de cooperativas entre outros), apurou-se um saldo positivo 1.394 empresas abertas no período de janeiro a outubro de 2020, sendo um total de 3.169 empresas abertas contra 1.775 empresas fechadas.

Se apurarmos separadamente os meses de junho a outubro tivemos um total de 2.065 empresas abertas e 1.235 empresas fechadas, com saldo positivo de 830 empresas.

A economia brasileira tem demonstrado uma trajetória de crescente recuperação sendo que alguns setores estão crescendo no período de pandemia e outros tem demonstrado dificuldades financeiras e estratégicas para enfrentar esta crise. Com a pandemia houve abertura de novos mercados de produtos e serviços e que estão sendo aproveitados pelos empreendedores com esta visão empreendedora e com isso tirando sonhos do papel e apostando com otimismo na retomada da economia. Aqui em nossa cidade as medidas de gradual flexibilização das restrições de funcionamento para as empresas tem contribuído com a retomada da economia e esperamos que em breve tenhamos todos os segmentos em pleno funcionamento e em todos os dias da semana inclusive feriados, sempre respeitando as regras sanitárias estabelecidas pela Secretaria de Saúde para conter a proliferação do coronavirus.

Para que haja continuidade desta progressão na evolução de crescimento econômico e social depende também da redução de novos casos e mortes em função da COVID-19 e da redução das incertezas quanto a política fiscal diante do déficit e dívida pública que resultaram das medidas de combate aos efeitos da pandemia. No que depende de cada um de nós, precisamos acima de tudo ter boas atitudes, muita dedicação, fazer nossa parte e contribuirmos com nosso melhor para que bons resultados fluam e que nestes meses de novembro e dezembro tenhamos ainda mais empresas abertas e novos empreendimentos sendo iniciados em nossa cidade e prosperando com consequente geração de emprego e renda. Esperamos também que os governos federal, estadual e municipal colaborem com as políticas públicas de desenvolvimento empresarial e social tão importantes para o desenvolvimento e crescimento econômico e social.

Todos unidos no mesmo propósito de bem comum da cidade e do mundo!

É a ACI & Você, preservando vidas, empregos e empresas!