Por ACISJC Em Noticias

Natal Iluminado é aprovado pelo comércio

Pesquisa ACI/Unitau revela que 95% dos empresários do setor gostaram da segunda edição do projeto de Natal em São José dos Campos

Natal Iluminado é aprovado pelo comércio

Sucesso de público, o Natal Iluminado 2018 também é um sucesso entre os empresários do comércio de São José dos Campos.

Isso é o que mostra a nova pesquisa realizada pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos em parceria com a Universidade de Taubaté, por intermédio da Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Informação). O levantamento foi feito entre 9 a 11 de janeiro e ouviu 249 empresários, em locais estratégicos: Calçadão da Rua 7, rua 15 de Novembro e shoppings Center Vale, Vale Sul e Colinas.

Segundo a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (15/01), 95% dos empresários entrevistados aprovaram os eventos do Natal Iluminado e 100% deles defendem a repetição do projeto em 2019.

-- Isso mostra o sucesso do projeto do Natal Iluminado, que teve em 2018 sua segunda edição. A volta das atividades natalinas e da decoração de Natal às praças e ruas da cidade foi uma aposta da ACI com uma resposta extremamente positiva por parte população e por parte do empresariado – disse o presidente da ACI, Humberto Dutra.

Em 2017, o projeto atraiu 1 milhão de pessoas em diversas atividades, da Casa Natalina às Caravanas de Natal, do Cinema nos Bairros aos shows populares. Em 2018, o público estimado do projeto cresceu: 1,4 milhão de pessoas. Idealizado pela ACI, o Natal Iluminado tem parceria da Prefeitura de São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Câmara. O projeto é bancado por empresas da cidade: Embraer, General Motors, Capricho Veículos, Sustentare Saneamento, Oscar Calçados, Grupo Policlin, Vale Sul Shopping e Colinas Shopping.

O orçamento do projeto em 2018 ficou na casa dos R$ 450 mil.

Os dados da pesquisa ACI/Unitau serão entregues oficialmente a todas as instituições e empresas ligadas ao projeto. Em razão do público e da dimensão do projeto (em 2019 foram 23 dias de atividades), o Natal Iluminado é atualmente a maior festa popular de São José dos Campos.

Números

As Caravanas de Natal, com seus ônibus iluminados, foram as atrações preferidas do Natal Iluminado, com 45,5% de citações, segundo a pesquisa ACI/Unitau, seguida da Casa do Papai Noel, montada no centro da praça Afonso Pena (35,7%). Também foram destaques a projeção em 3D na Igreja de São Benedito e a iluminação dos prédios públicos (18,8%).

Sugestões

Como sugestão para 2019, os empresários ouvidos pela pesquisa sugerem que as atividades do Natal Iluminado atinjam outras áreas do comércio (como os corredores comerciais dos bairros, por exemplo), que haja uma iluminação especial no Calçadão da Rua 7 e que as Caravanas de Natal sejam reforçadas, com mais horários e mais rotas.