Por ACISJC Em Noticias Atualizada em 22 JAN 2020 - 09H24

Fluxo de passageiros cresce 70% no aeroporto de São José, diz Infraero

Aeroporto aumentou o número de usuários em 2019 na comparação com 2018, em razão de operação comercial; pista não tinha voos comerciais de maio de 2016 a setembro de 2018

Alan Collet/OVALE

Fonte: OVALE

O Aeroporto de São José dos Campos encerrou 2019 com movimentação de 65.152 passageiros, número que representa um crescimento de 70,2% na comparação com 2018, quando foram contabilizados 38.275 embarques e desembarques.

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), os meses de maior fluxo foram janeiro e julho, com 35.421 e 31.628, respectivamente.

A movimentação de aeronaves também cresceu no período. Foram 861 pousos e decolagens no aeroporto, o que representa um aumento de 11,2% ante as 774 operações registradas no ano anterior.

O maior impacto nas operações do aeródromo foi a retomada de voos comerciais, feita pela companhia Azul Linhas Aéreas, que passou a ter voos regulares entre São José e Rio de Janeiro a partir de setembro de 2018.

O aeroporto estava sem voos comerciais desde o final de maio de 2016, mesmo após ter recebido R$ 16 milhões em investimentos da Infraero para ampliar o terminal de passageiros.

AUMENTO.

O superintendente do terminal, Carlos Haroldo Novak, atribui o crescimento da movimentação a um somatório de fatores, que vai desde a recuperação gradual da economia ao trabalho conjunto de todo o trade turístico.

"Um posto fixo da Polícia Federal para emissão de passaporte, o único da região do Vale do Paraíba, também tem contribuído para a divulgação dos voos no terminal. O incremento ainda está relacionado à maior ocupação de assentos nos voos da Azul, que apresentou, em 2019, cerca de 85%. Estes números demonstram a força que a região detém."

Novak disse que o movimento pode aumentar, em razão da capacidade para atender 3,2 milhão de passageiros por ano..