Por ACISJC Em Noticias Atualizada em 17 ABR 2019 - 09H34

Felício viaja à China em busca de modelos de mobilidade para São José

De acordo com a prefeitura, as visitas a duas empresas em Hong Kong são para estudo de modelos de transporte para a cidade. Tucano viajou acompanhado do secretário de Governança.

Danilo Sardinha/G1

Fonte: G1

O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSDB), embarcou para China para visitar as instalações de duas empresas que trabalham com infraestrutura de transporte coletivo e veículos elétricos. Ele está em Hong Kong, até domingo (21), acompanhado do secretário de governança, Anderson Farias. A viagem é para estudo de futura implantação dos mecanismos de mobilidade na cidade.

Felício voou para a capital chinesa na segunda-feira (15). Ele e o secretário têm visitas marcadas para conhecer as instalações das empresas CRRC Infraestrutura e Equipamentos de Transportes e BYD, que produz veículos elétricos.

A viagem, segundo a prefeitura,tem como objetivo conhecer as soluções de transporte aplicadas na cidade, além dos projetos oferecidos pelas empresas. A intenção é avaliar a possível aplicação de projetos por elas em São José dos Campos.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, as passagens para a viagem dos agentes públicos à cidade custaram R$ 33 mil, custeados pela prefeitura

Indefinição

A ida do governante à China ocorre em um momento de indefinição sobre um novo modelo de transporte na cidade.

São José obteve em 2014 um empréstimo de R$ 800 milhões para a implantação do sistema de BRT (Bus Rapid Train) na cidade, projeto do ex-prefeito Carlinhos Almeida (PT). Antes dele, o antecessor Eduardo Cury (PSDB) propôs o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

De acordo com a prefeitura, o novo modelo de transporte ainda está indefinido e não houve uma decisão final sobre o valor disponível para obra do BRT. Antes de descartar o aporte, Felício solicitou à Caixa e ao Ministério do Desenvolvimento um novo financiamento, mas em um modelo sem projeto vinculado.