Por ACISJC Em Noticias Atualizada em 18 DEZ 2019 - 10H39

Empresário de São José está otimista com a economia

Medido pela ACI/Unitau, Índice de Confiança do Empresário mostra comércio da cidade mais animado com relação ao futuro do país

Boa notícia: o empresário ligado ao comércio de São José dos Campos está mais otimista em relação à economia do país e ao seu próprio negócio.

Isso é o que mostra o Índice de Confiança do Empresário (ICE), medido a cada seis meses pela Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos em parceria com a Universidade de Taubaté, por intermédio da Fapeti (Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação). Em sua quarta rodada, a pesquisa foi feita entre os dias 25 e 29 de novembro e ouviu 242 empresários nos principais polos comerciais da cidade: Calçadão a Rua 7, rua 15 de Novembro e os shoppings CenterVale, Colinas e Vale Sul. A margem de erro do levantamento é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em uma escala de zero a 100, o ICE ouviu os empresários sobre sua expectativa em relação aos três próximos meses em diversas frentes --da economia do país ao crescimento de seu ramo de atividade, do faturamento ao lucro das empresas, no número de funcionários ao investimento em infraestrutura. Feita a média, é obtido o índice de confiança do empresário, com base em metodologia utilizada no Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios, elaborado pela Instituição de Ensino e Pesquisa (Insper/IBMEC).

De zero a 100, o ICE de São José dos Campos é de 72,37, patamar positivo, segundo o professor Luiz Carlos Laureano da Rosa, que trabalhou no levantamento.

“Ainda que esteja longe dos 100 pontos, esse índice mostra um otimismo em relação à economia e ao país”, disse Laureano. Segundo ele, o índice fica mais relevante quando comparado com os patamares medidos nos levantamentos anteriores, datados de junho de 2018, novembro de 2018 e junho de 2019. “Fomos de 56,37 no primeiro levantamento, próximo da neutralidade, para 66,71 no segundo e 68,24 no terceiro. Agora, a curva continua em alta”, afirmou o pesquisador.

Para o presidente da ACI de São José dos Campos, Humberto Dutra, o resultado positivo é reflexo da retomada da economia do país. “Esse levantamento reflete bem a realidade do comércio de São José dos Campos. Ao longo do ano já eram claros os sinais de reaquecimento da economia e aumento do consumo. Neste Natal, isso se acelerou. O setor deve fechar 2019 com um aumento significativo de vendas, acima de 10%”, disse.

Três cenários

O ICE pode ser separado em três cenários: expectativa com a economia, com o ramo de atividade e com a empresa.

Os chamados índices desagregados são os seguintes: economia, 75; ramo de atividade, 77,89; empresa, 70,33. Para os pesquisadores, o índice menor para o cenário “empresa” frente aos dois outros, reflete, possivelmente, uma expectativa dos empresários em relação a um aumento no faturamento e no lucro de seus negócios, bem como no aumento do quadro de pessoal e de investimento, nos próximos três meses. “Mas, no geral, todos os índices são positivos”, disse Laureano Rosa.