Por ACISJC Em Noticias

Economia da região cria mais de mil empregos no 1º semestre

As cidades da região encerraram o primeiro semestre de 2019 com saldo de 1.031 vagas com carteira assinada criadas. O desempenho positivo foi puxado por Pindamonhangaba, com 755 postos de trabalho abertos no período. Na outra ponta, os piores saldos nos últimos seis meses foram das quatro cidades do litoral norte, que somam 2.041 vagas fechadas. (veja gráficos abaixo)

Os dados são do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, cujo resultado de junho foi divulgado nesta quinta-feira (25). O saldo de emprego é a diferença entre as contratações e a demissões no período.

O resultado da economia na região acompanha o saldo no país no semestre, com a abertura de 408,5 mil vagas formais.

Considerando apenas o indicador de junho, o saldo na geração de empregos na região foi de 509 vagas. Em junho de 2018, para comparativo, foram fechadas 1.746 vagas. Na análise semestral, neste ano a economia da região gerou 1.031 vagas e, no mesmo período de 2018, foram mais de 2,9 mil, segundo o Caged.

Os setores que impulsionaram a geração de vagas em Pindamonhangaba foram serviços e construção civil. Na construção civil, segundo o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), empresas terceirizadas da Novelis vem oferecendo vagas de trabalho para as obras de expansão da unidade desde o começo do ano.

No comércio, em abril, um mercado abriu de uma vez, mais de 50 vagas de emprego - a oferta provocou uma corrida ao Posto de Atendimento ao Trabalhador. Maio foi o melhor mês no saldo de empregos no município, com 258 novas vagas formais.

Litoral norte

As quatro cidades do litoral norte fecharam mais de 2 mil vagas no primeiro semestre deste ano. O número é praticamente o mesmo do mesmo período de 2018, quando o saldo foi de 2,2 mil vagas com carteira assinada fechadas.

São José e Taubaté

A maior cidade da região, São José dos Campos, encerrou o semestre com saldo positivo de vagas. Apenas em junho, a cidade fechou 147 postos de trabalho com carteira assinada.

Em Taubaté, nos últimos seis meses, o saldo foi de 333 vagas. Em junho, o desempenho foi positivo, com a abertura de 71 novas vagas.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.