Noticias

Consórcios são autorizados a iniciar estudos para concessão do aeroporto

Escrito por ACISJC

03 MAR 2021 - 13H22

Aeroporto de São José dos Campos possui terminal com 5,9 mil metros quadrados e uma ampla pista de 2,7 mil metros - Foto: Claudio Vieira/PMSJC codvap_turismo_aeroporto-51-claudio_vieira-13122017 (Aeroporto de São José dos Campos possui terminal com 5,9 mil metros quadrados e uma ampla pista de 2,7 mil metros - Foto: Claudio Vieira/PMSJC)

José Roberto Amaral

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dois consórcios de empresas atenderam os pré-requisitos e foram selecionados pela Prefeitura de São José dos Campos para apresentar os estudos técnicos que vão embasar a futura concessão do Aeroporto Internacional Professor Ernesto Stumpf.

A autorização para as empresas iniciarem os trabalhos foi publicada no Boletim do Município no último dia 24 de fevereiro. O prazo para conclusão dos estudos é de 60 dias, a contar da data da publicação.

De acordo com o documento, as empresas ficam autorizadas a apresentarem projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos que subsidiem a modelagem da concessão para a expansão, exploração e manutenção do aeroporto.

Foram selecionados o consórcio formado pela Bacco Arquitetos Associados, CPEA (Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais), Infraway Engenharia, Moyses & Pires Sociedade de Advogados e Terrafirma Consultoria.

Outro consórcio é formado pela CS Brasil Transporte de Passageiros e Serviços Ambientais com a empresa Future ATP Serviços de Engenharia Consultiva.

O início dos estudos técnicos é mais uma etapa importante na concessão do aeroporto, municipalizado em dezembro último por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Infraestrutura.

Ainda de acordo com o documento, o consórcio cujo estudo venha ser selecionado não poderá participar, direta ou indireta, da futura licitação para concessão do aeroporto.

A previsão é que todo o processo seja concluído ainda este ano. A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021/2024.

Municipalização

Após 25 anos de tentativas, a Prefeitura de São José dos Campos obteve a municipalização do aeroporto em dezembro do ano passado.

Com capacidade para receber até 2,7 milhões de passageiros por ano, o terminal recebeu em 2013 investimentos de R$ 16 milhões para sua modernização.

O aeroporto tem um enorme potencial de mercado para movimentação de cargas, com facilidade para integração dos modais rodoviário, marítimo e ferroviário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.