Noticias

Comerciantes elogiam autorização para drive-thru na pandemia

Escrito por ACISJC

17 MAR 2021 - 10H55

cv__1479_claudio_vieira

“Foi muito boa a iniciativa da Prefeitura porque facilita o nosso trabalho.” Foi desta forma que o empresário Eduardo Suga definiu a ação da Prefeitura que autoriza os comerciantes a fazerem drive-thru na via pública em frente a seus estabelecimentos.

A medida, criada nesta segunda-feira (15), é uma alternativa para minimizar os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Suga, que possui um restaurante de comida japonesa na Vila Adyanna, região central de São José dos Campos, a ação é uma novidade para todos, comerciantes e clientes. “É um teste, nunca tínhamos feito. Não somos um restaurante de grande giro, mas achei legal que a Prefeitura tenha adotado essa medida no sentido de podermos ocupar um pedaço da via publica em caráter excepcional, porque, aliás, o tempo que vivemos é excepcional”, afirmou.

De acordo com o decreto publicado nesta segunda-feira, o comerciante, mediante autorização da Secretaria de Mobilidade Urbana, poderá utilizar a via pública para a entrega de mercadorias. A medida terá validade até o dia 30 deste mês, quando está previsto o término da fase emergencial declarada pelo Governo do Estado de São Paulo (veja como funciona abaixo).

A medida também agradou o comerciante Cristiano Nunes, que possui uma loja de tecidos, na Rua Coronel José Monteiro, no Centro. Segundo Nunes, o drive-thru não ajuda apenas o comerciante, mas também os clientes que precisam dos produtos da loja para gerar renda. “Ameniza um pouco e conseguimos atender o cliente. Temos muitos que fazem artesanatos e precisam dos nossos produtos para gerar renda. Então essa medida é um paliativo interessante”, disse.

“É uma alternativa para não ficar sem atender o cliente. Eles estão se acostumando nesse primeiro dia”, contou.

De acordo com Nunes, a empresa também está divulgando orientações aos clientes. “Estamos divulgando nas redes sociais também”, disse o comerciante, que atua na região central há 30 anos.

A autorização de drive-thru acabou praticamente garantindo a manutenção do formato atual de venda da comerciante Julia Moreno, que possui uma loja no Centro há mais de 40 anos. “Era dos meus avós e hoje estamos na terceira geração. Já tínhamos um esquema de compra pelo site e retirada. Então quando a Prefeitura liberou o drive-thru foi melhor ainda, agora deixamos tudo pronto, separado, a pessoa paga pelo site e retira”, explicou.

“Estamos realmente numa situação muito difícil, mas achamos que foi uma iniciativa muito positiva de permitir que os clientes façam a retirada e recebam no carro”, elogiou Julia.

“Muita gente depende disso, os clientes fazem os seus trabalhos em casa e precisam dessa renda extra, então é bom que elas possam vir retirar”, concluiu.

Como funciona

O interessado deve solicitar a autorização pelo e-mail cco@sjc.sp.gov.br, com nome completo, RG, CPF, nome e CNPJ do comércio, bem como o endereço do drive-thru.

Os técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana vistoriam os locais e indicam ajustes necessários para melhoria da fluidez e segurança do local.

A sinalização é de responsabilidade do solicitante, que poderá utilizar cone, placa, cavalete e faixa. Não será permitida a utilização do espaço para outros fins que não seja a entrega de mercadorias.

A autorização deve se limitar ao tempo de execução das atividades do comércio, devendo o solicitante, após esse período, entregar a via devidamente limpa e sem obstruções aos pedestres e veículos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.