O Carnaval é um dos eventos mais esperados do ano e, além de ser sinônimo de festa e alegria, é um dos grandes motores da economia brasileira. A festa movimenta bilhões de reais em diferentes setores, gera empregos temporários e fortalece o turismo em diversas regiões do país. Em 2024, o faturamento do Carnaval atingiu R$ 9 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, segundo um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para 2025, as expectativas continuam em alta, impulsionadas pelo aumento do poder de compra da população e pelo crescimento do turismo nacional e internacional.
Turismo e investimentos
De acordo com a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), cerca de 6 milhões de turistas, vindos do Brasil e do exterior, participam do Carnaval em diferentes cidades do país. Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, além dos blocos de rua, são algumas das principais atrações, atraindo visitantes e movimentando a economia local. Para incentivar ainda mais essa festividade, o Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 27,8 milhões no Carnaval de Rua, enquanto o Governo do Rio de Janeiro destinará R$ 64 milhões para os desfiles do Grupo Especial.
A realização do Carnaval em março de 2025 também contribui para estender a alta temporada em destinos turísticos, aumentando a ocupação hoteleira e o consumo nos comércios locais. O setor de bares e restaurantes, por exemplo, tem uma previsão otimista: segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 74% dos empresários do ramo planejam manter seus estabelecimentos abertos durante os dias de festa, e 69% esperam um aumento no faturamento em comparação ao ano passado. Para 59% dos entrevistados, esse crescimento pode chegar a 20% ou mais.
Setores beneficiados e geração de empregos
Além do turismo e da gastronomia, diversos setores se beneficiam com o Carnaval. A indústria de bebidas, por exemplo, projeta um aumento de 15% nas vendas, especialmente com o consumo de cervejas e destilados. Outros segmentos, como o de brindes e materiais promocionais, também registram alta na demanda. A procura por taças e copos personalizados cresceu 7% desde o início do ano, evidenciando o interesse dos foliões em produtos exclusivos.
A folia também impulsiona o setor têxtil, com a confecção de abadás, regatas e outros itens personalizados para blocos e trios elétricos. Estima-se que cerca de 70 mil empregos temporários sejam criados em todo o Brasil durante o período carnavalesco, abrangendo áreas como segurança, transporte, hotelaria e eventos.
Perspectivas para os negócios
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, destaca que o otimismo do setor de alimentação fora do lar está atrelado ao cenário econômico favorável, com mais empregos e maior circulação de dinheiro. "O Carnaval de 2024 já foi um dos melhores para o setor, com um aumento de 15% no faturamento. Para 2025, a tendência é que os números sejam ainda melhores, impulsionados pelo crescimento do turismo e pelo fortalecimento da economia", afirma.
No entanto, Solmucci ressalta que o Carnaval deve ser visto como o início de um ano cheio de oportunidades. "Os empresários precisam aproveitar esse período para planejar estratégias, atrair novos clientes e fidelizar os antigos. O Carnaval é só o começo de um ciclo positivo que pode durar o ano inteiro", conclui.
Com perspectivas animadoras para diversos setores da economia, o Carnaval de 2025 promete ser mais do que uma grande festa: será um momento de crescimento e novas oportunidades para empreendedores, trabalhadores e turistas de todo o país.
Dia dos Namorados deve impulsionar o varejo paulista com alta de 4,8% nas vendas, aponta FecomercioSP
Apesar dos desafios econômicos, o varejo paulista deve registrar alta nas vendas em junho, impulsionado pelo Dia dos Namorados. Segundo a FecomercioSP, setores como vestuário, perfumaria e eletrônicos devem crescer até 9,3%. Estratégias criativas, ações digitais e novas tendências de consumo, como o autocuidado, ampliam as oportunidades para o comércio local.
Confira os ganhadores do último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”
Na última sexta-feira, 23 de maio de 2025, a ACI-SJC realizou o segundo e último sorteio da campanha “Amor que Surpreende”, com transmissão ao vivo pelo Instagram. A ação premiou 8 consumidores com vales-compra de R$ 500, valorizando quem escolheu comprar no comércio local.
ACI-SJC promove Café com Empresários com Luiz Philippe de Orléans e Bragança: “Crise iminente e uma saída para o Brasil”
Na manhã desta quinta-feira (22/05), a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI) realizou mais uma edição do tradicional Café com Empresários, que trouxe como tema “Crise iminente e uma saída para o Brasil”, com palestra do deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL/SP).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.