A Câmara de São José dos Campos aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar 11/22, encaminhado pela Prefeitura, que institui o Plano Diretor de Turismo Sustentável de São José dos Campos.
O Plano Diretor define as atribuições da administração municipal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor de turismo na cidade, incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.
A elaboração do documento foi realizada em cinco fases, entre elas um estudo detalhado sobre o potencial turístico do município e a realização de oficinas e audiências públicas, que coletaram sugestões da população para a composição do texto enviado à Câmara.
O projeto havia sido protocolado em 23 de agosto e a aprovação se deu na sessão de quinta-feira (20).
Caberá à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Turismo e com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), regulamentar, coordenar e fiscalizar a atividade turística, bem como promover e divulgar roteiros e atrativos.
As diretrizes incluem o fomento a segmentos como o turismo ecológico, gastronômico, rural, cultural, esportivo, religioso, de aventura e de negócios e eventos, incentivando práticas sustentáveis a partir de políticas de preservação ambiental.
Uma emenda assinada por 8 vereadores também foi aprovada. Ela inclui a previsão de concessões e Parcerias Público-Privadas para parques públicos, museus e prédios históricos do município.
Cadastro Municipal
O projeto de lei aprovado cria ainda o Cadastro Municipal de Turismo.
Os prestadores de serviços cadastrados (entre eles, restaurantes, bares, cafeterias, centros de convenções, locais destinados a feiras e exposições, parques temáticos e casas de espetáculos) deverão utilizar em todo material promocional ou de divulgação a logomarca instituída como identidade visual e slogan como parte do esforço de marketing.
Ficou definido também que o Plano Diretor de Turismo será atualizado a cada três anos. O documento também está em consonância com a lei federal 11.771/2008 (Lei Geral do Turismo Brasileiro).
A sessão de Câmara que aprovou o Plano Diretor marcou a estreia da TV Câmara de São José dos Campos na TV aberta (canal 12.3). Com isso, a emissora legislativa, antes disponível na TV a cabo, passa a chegar a toda a população.
Agrotech Expo 2025 tem inicio em São José dos Campos
A Agrotech Expo 2025 - Feira Internacional do Agronegócio - começou nesta quarta-feira, trazendo inovação, tecnologia e novas oportunidades para o agronegócio!
Campanha “Meu Pai, Meu Melhor Amigo” encerra com sorteio final de vales-compra
A Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACISJC) realizou, nesta sexta-feira (29/08), o segundo e último sorteio da campanha comemorativa de Mês dos Pais: “Meu Pai, Meu Melhor Amigo”. A ação teve como objetivo incentivar as compras no comércio local e premiar consumidores que prestigiaram as lojas participantes.
ACISJC promove 3º Encontro do Grupo de Mulheres Empreendedoras com Natália Rico
Nesta quinta-feira (28/08), a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI-SJC) promoveu o 3º Encontro do Grupo de Mulheres Empreendedoras da ACI (GME-ACI). O evento reuniu 57 empresárias da região em um ambiente de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do empreendedorismo feminino
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.