Noticias

Alerta de Golpe: Criminosos Fingem Ser Representantes de Entidades para Realizar Encomendas no Vale do Paraíba

Comerciantes são alvo de fraudes envolvendo falsos síndicos, gerentes e representantes

Escrito por ACISJC

29 JUL 2024 - 13H00

Nos últimos dias, o Vale do Paraíba tem sido palco de uma crescente onda de golpes que visam comerciantes locais. Os golpistas estão se fazendo passar por síndicos, gerentes ou representantes de condomínios, empresas e entidades religiosas para realizar compras fraudulentas.

Como o golpe funciona:

Os golpistas entram em contato com o comércio, seja por mensagem ou e-mail, se passando por representantes de uma entidade legítima. Eles fazem uma encomenda em nome de um condomínio, empresa ou entidade religiosa. O truque é que, como a empresa ou loja provavelmente já tem o cadastro da entidade que o golpista está se passando, a venda é efetuada sem a devida verificação da identidade do comprador.

Após realizar a encomenda, o golpista combina um local específico para receber a mercadoria. Sem a devida confirmação, o comerciante acaba entregando a encomenda a um indivíduo que não tem autorização real para recebê-la, resultando em prejuízos financeiros e transtornos.

Como identificar e prevenir o golpe:

1. Verificação de Identidade: Sempre confirme a identidade do solicitante antes de processar qualquer encomenda. Se o contato for feito por e-mail ou mensagem, ligue para o número oficial da entidade para verificar a solicitação.

2. Checagem de Cadastro: Compare os detalhes do pedido com os registros existentes em seu sistema. Verifique se o e-mail ou telefone do contato correspondem aos dados conhecidos da entidade.

3. Confirmação de Encomenda: Ao receber um pedido em nome de uma empresa ou condomínio, peça uma confirmação adicional por telefone. Use números de contato verificados, disponíveis em registros oficiais ou no site da entidade.

4. Cuidado com a Entrega: Não entregue mercadorias em locais não previamente autorizados ou confirmados. Certifique-se de que a pessoa que está recebendo a encomenda é realmente quem afirma ser.

5. Treinamento da Equipe: Oriente seus funcionários para que eles estejam cientes deste tipo de golpe e para que sigam os procedimentos de verificação rigorosamente.

Em caso de dúvida ou suspeita, entre em contato com as autoridades locais e denuncie imediatamente. A prevenção é a melhor maneira de evitar prejuízos e garantir a segurança de seu comércio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.