Por ACISJC Em Noticias Atualizada em 30 JUL 2020 - 14H50

ACI lança cartão solidário para reforçar auxílio emergencial

Com apoio das empresas da cidade, projeto “ACI Solidária” planeja beneficiar 1.000 pessoas em situação de vulnerabilidade em São José dos Campos

Neste momento em que tantas pessoas e empresas são afetadas pela crise gerada pandemia do novo coronavírus, a solidariedade é uma das principais ferramentas que podemos usar para ajudar a quem mais precisa.

Pensando nisso, a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos está lançando o projeto ACI Solidária, uma rede de apoio destinada a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, sejam trabalhadores que perderam o emprego neste período ou microempresários em situação de vulnerabilidade. Trata-se de uma aplicação prática da máxima de que, juntos, somos mais fortes.

O projeto ACI Solidária é simples e está baseado em doações feitas pelas empresas.

Em linhas gerais, ele funciona assim:

- A ACI vai cadastrar 1.000 famílias em situação de vulnerabilidade;

- Cada família vai receber um cartão individual, o cartão ACI Solidária, que poderá ser usado em estabelecimentos cadastrados no comércio de São José dos Campos, para compra de alimentos e bens de primeira necessidade;

- O cartão terá um valor liberado de R$ 100 por mês, com recarga mensal e validade de 3 (três) meses;

- Os recursos para o cartão serão doados por empresas de São José dos Campos e depositados em conta bancaria específica do projeto;

- As empresas receberão um certificado de doação e vão poder acompanhar a prestação de contas da campanha pelo site da ACI.

Para se tornar realidade, o projeto foi planejado em etapas. São elas:

Etapa 1: Beneficiários

Nas próximas semanas, a ACI vai cadastrar pessoas em situação de vulnerabilidade para receber o cartão ACI Solidária. Terão preferencia trabalhadores de empresas associadas da ACI que perderam o emprego em razão da pandemia (com vencimentos de até dois salários) ou microempresários em situação de risco.

Etapa 2: Rede de Doadores

Nas próximas semanas, a ACI vai prospectar empresas com potencial de apoio ao projeto, oferecendo níveis de adesão (mínimo de 10 cartões). As doações serão recebidas em conta bancária específica do projeto a partir do dia 1 de agosto. Poderão aderir ao projeto empresas associadas ou não à ACI;

Etapa 3: Rede de Empresas

Em paralelo, a ACI vai iniciar o cadastramento dos estabelecimentos comerciais interessados em operar o cartão ACI Solidário. O cartão é de uso restrito ao comércio de São José dos Campos. A rede será formada, preferencialmente, por supermercados, farmácias e comércios de bairros.

Importante

As regras para cadastramento de pessoas em situação de vulnerabilidade para recebimento do cartão ACI Solidária serão definidas por um Conselho de Notáveis, criado pela ACI de São José dos Campos com a participação de representantes dos principais clubes de serviço da cidade e de especialistas em ações solidárias. As regras serão tornadas públicas no site da ACI, obedecendo ao princípio de total transparência do projeto.

O Cartão

O cartão ACI Solidária é uma versão do AC Credito, criado pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), para o qual a ACI de São José dos Campos já tem permissão de uso. Presente em todo o Estado, o AC Credito tem diversas versões: AC Credito Alimentação, AC Credito Combustível, ACI Servidor, AC Credito Refeição e AC Credito Social, entre outros.

-- A solidariedade é um dos atos mais nobres do setor humano –disse Eliane Maia, presidente da ACI de São José. Segundo ela, para que o projeto seja viável, a ACI conta com o apoio de pessoas jurídicas e pessoas físicas que queiram apoiar o ACI Solidária. “Com um pouco de cada um, podemos fazer uma grande onda, que espalhará amor, paz e esperança”, disse Eliane.

Clique aqui e veja a apresentação do projeto na íntegra

67 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por ACISJC, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.