ACI debate a flexibilização da fase vermelha com vereadores de São José

27 JAN 2021 - 10H45

A presidente da ACI, Eliane Maia, participou da sessão de Câmara na última terça-feira para debater com os vereadores a proposta de flexibilização das atividades econômicas em São José dos Campos durante a vigência da fase vermelha do Plano São Paulo, de combate à pandemia do novo coronavírus. Também foram debatidas eventuais contrapartidas fiscais do município aos setores mais afetados pela crise.

A participação da presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos na sessão ocorreu virtualmente e foi feita a convite do presidente da Casa, Robertinho da Padaria.

Eliane Maia apresentou aos vereadores as propostas da ACI para a retomada da economia, feitas em nome dos empresários do comércio, da indústria e do setor de serviços de São José dos Campos, duramente afetados pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. São elas: a intermediação da Câmara junto ao Poder Executivo Municipal com vista a alterar o decreto municipal de regras da pandemia, incluindo atividades essenciais que não estão contempladas no município, mas classificadas como tal no Decreto Federal nº 10.282/20 (a título de exemplo, atividades de salão de beleza, barbeiro, academias de ginásticas, entre outras); e a flexibilização dos horários de funcionamento das empresas, com redução de carga de atendimento, seguindo, como já dito, rigorosamente os protocolos sanitários e com fiscalização orientativa para as atividades não essenciais. Além disso, a ACI reforçou seu pedido de contrapartidas fiscais e econômicas às empresas afetadas vela crise.

Em contrapartida, a ACI se compromete a realizar, com apoio das principais empresas de nossa cidade (shoppings, redes de lojas, indústrias e empresas de modo geral), uma ampla campanha de conscientização da população sobre os riscos do COVID-19 e sobre as formas de evitar a contaminação pela doença.

O debate on-line durou cerca de 40 minutos e foi transmitido para o plenário da Casa. Além de Robertinho, oito vereadores fizeram uso da palavra: Doutor José Cláudio, Tomaz Barbosa, José Luís Nunes, Renato Santiago, Dulce Rita, Fernando Petiti, Marcão da Academia e Juvenil Silvério. Todos elogiaram a manifestação da ACI e demonstraram apoio às ações da prefeitura no combate à pandemia, assim como sua preocupação com os efeitos da fase vermelha na economia.